O Crystal Palace vai disputar a Liga Conferência, em vez da Liga Europa, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ter dado razão esta segunda-feira à UEFA na despromoção do emblema inglês devido a violação das regras.
Além da despromoção do Palace à terceira prova de clubes, esta decisão do TAS confirma a subida do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, à Liga Europa e a manutenção do Lyon, de Paulo Fonseca, nessa mesma competição.
No início de julho, a UEFA despromoveu o Crystal Palace à Liga Conferência por causa aos laços de propriedade do clube inglês com o Lyon, ambos do investidor norte-americano John Textor, situação que, durante a temporada 2024/25, violou os estatutos do organismo que rege o futebol europeu.
A participação minoritária de 43% de John Textor no Crystal Palace - mesmo com influência limitada nas decisões - entra em conflito com as regras da UEFA quanto à propriedade múltipla de clubes, concebidas para proteger a integridade das competições, já que o empresário norte-americano detinha à data a totalidade do Lyon.
O Palace recorreu ao TAS, mas hoje o tribunal acabou por dar razão à UEFA por considerar que Textor "era um membro do conselho com influência decisiva sobre ambos os clubes no momento da data de avaliação".
Para tomar esta decisão, a UEFA focou-se na situação de ambos os clubes em 01 de março, altura em que Textor ainda não tinha vendido 43% do clube inglês ao compatriota Woody Johnson, antigo embaixador dos Estados Unidos no Reino Unido, nem havia prescindido da liderança do Lyon, decisão visava ajudar a evitar a descida administrativa dos franceses à segunda divisão.
Forest e Lyon estão assim confirmados para se inscreverem diretamente na Liga Europa em setembro, e o Palace vai começar na ronda dos play-off da Liga Conferência já na próxima semana.
Por LusaEstava sem vencer na liga desde 21 de dezembro
Treinador do Real Madrid promete presença de Mbappé na 1.ª mão do playoff de acesso aos 'oitavos' da Champions
Equipa de Pierre Sage mantém o vivo o sonho do título
Como perdeu 2-1 com a Fiorentina e o avançado viu o cartão vermelho quando a sua equipa lutava pela reviravolta
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Vitória na final (1-1 e 8-7 por pontapés da marca de penálti) diante do Al-Muharraq de Nandinho
Ortopedista que operou Ibra ou Benzema esteve em Portugal e destaca a evolução no tratamento da lesão