O mais recente boletim médico sobre o estado dos seis sobreviventes da queda do avião onde seguia a delegação da Chapecoense dá conta da evolução positiva de todos os envolvidos. Aquele que suscita maior preocupação é o guarda-redes Follmann, que viu a perna direita amputada abaixo do joelho e corre o risco de perder o outro pé.
Com 24 anos, Jackson Follmann sofreu lesões musculares e vasculares na perna esquerda que exigirão novos procedimentos médicos. Recupera ainda de múltiplas escoriações e está na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital San Vicente Fundación de Rionegro. Apesar de entubado, respira normalmente.
Já o central Neto, de 31 anos, chegou ao hospital com lesões cranianas e no tórax. Foi o último a ser resgatado com vida e respondeu bem à drenagem torácica a que foi submetido na terça-feira. Está em boas condições a nível circulatório e neurológico, mas ainda precisa de novas intervenções para fechar feridas nas pernas (sofreu múltiplas fraturas nos membros inferiors) e evitar infecções.
Quando ao lateral Alan Ruschel, de 27 anos, foi operado na terça-feira para estabilizar uma fratura na coluna, pois sofreu uma lesão numa vértebra e correu risco de ficar tetraplégico. Segundo o porta-voz da Chapecoense, Andrei Copetti, essa possibilidade está descartada, embor a clínica onde ele está internado não o tenha confirmado. O clube revelou que ele movimenta normalmente os membros inferiores e posteriores.
O jornalista Rafael Henzel sofreu um trauma torácico e fraturas nas costelas, além de lesões nos braços e pernas. O impacto também lhe afetou os pulmões mas, apesar de entubado, respira normalmente.
Quanto aos dois tripulantes que sobreviveram, Ximena Suárez e Erwin Tumiri estão ambos fora de perigo. Ximena sofreu lesões em consequência do impacto, mas sem atingir órgãos vitais, e múltimas fraturas nas pernas, seguindo sob observação. Já Erwin teve lesões decorrentes do impacto, mas nenhuma com gravidade.
Por António Carlos. Rio de Janeiro. BrasilInternacional francês conquistou 27 títulos ao serviço dos parisienses
Avançado norueguês partilhou imagens nas redes sociais
Cazaquistão foi arrasado em Bruxelas
Seleção dos jogdores do FC Porto em 2.º lugar no grupo com os mesmos pontos da Holanda
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995