Tragédia no Senegal: jovem assassinado após mãe não conseguir pagar resgate de 1.300 euros

Cheikh Touré

Cheikh Touré, um jovem guarda-redes senegalês de 18 anos, foi encontrado morto na última sexta-feira no Gana, vítima de um esquema elaborado por um grupo criminoso. Segundo as informações que têm sido veiculadas pela imprensa internacional, o jovem guardião do Esprit Foot Yeumbeul viajou para Kumasi iludido de que iria fazer testes numa equipa profissional de futebol. Contudo, aquilo que inicialmente parecia ser o primeiro passo rumo ao sonho de um dia vir a ser futebolista profissional, eis que Cheikh Touré rapidamente se apercebeu que tudo não passaria de um grande esquema criminoso.

Convencido de que iria viajar para Marrocos, Cheikh Touré acabou por rumar ao Gana, onde foi sequestrado e mantido em cativeiro por um grupo de criminosos que se faziam passar por empresários de futebol e que começaram a exigir à mãe do jogador um resgate pelo filho. No dia em que chegou ao local, Cheikh Touré ainda enviou uma mensagem de voz à mãe a dizer que estava tudo bem, mas quatro dias depois a nova mensagem enviada já indicava o contrário: um pedido de 850 mil francos africanos (cerca de 1.300 euros à conversão atual). Segundo o filho, este pedido já tinha sido feito pelos supostos agentes a outros jovens que estariam com ele e serviria para que pudesse continuar a prosseguir o seu sonho.

PUB

Sem querer dizer 'não' ao pedido do filho, a mãe de Cheikh Touré, que já tinha dado ao jovem cerca de 300 euros para ajudas de custo, pediu auxílio a amigos e familiares e conseguiu juntar cerca de 750 euros, valor que não chegava ao exigido pelos raptores. Mais tarde, recebeu a mãe recebeu a mensagem que não queria: o filho tinha sofrido um 'acidente'. "Tentei perceber se era seguro para ele porque é o meu único filho. Dei-lhe dinheiro para cortar o cabelo, comprar uma roupa nova, um fato. Rezei muito por ele e pedi-lhe para ter cuidado porque ele é a coisa mais importante do mundo para mim", revelou a mãe, totalmente destroçada e em lágrimas, em declarações ao canal 'People 221 TV'.

Entretanto, o Ministério da Integração Africana, Relações Exteriores e Senegaleses no Exterior já se pronunciou sobre o caso, mostrando-se ao lado da família neste momento de luto.

"O Ministério da Integração Africana, dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Estrangeiro tomou conhecimento, no sábado, 18 de outubro de 2025, do falecimento de Cheikh Touré, ocorrido em Kumasi (Gana) na sexta-feira, 17 de outubro de 2025. As investigações preliminares conduzidas pelos serviços consulares indicam que o Sr. Touré, um jovem jogador de futebol senegalês, pode ter sido vítima de uma rede de fraude e extorsão. De acordo com as informações recolhidas pela Embaixada do Senegal em Acra, o corpo do falecido foi colocado na morgue Ebenezer, em Tafo, na região de Ashanti, localizada a cerca de 250 km de Acra. As autoridades ganesas competentes foram oficialmente notificadas para realizar uma investigação aprofundada sobre as circunstâncias exatas da morte. Neste contexto, dois funcionários da Embaixada serão enviados a Kumasi este domingo, 19 de outubro de 2025, para ajudar as autoridades locais nos procedimentos administrativos e judiciais e para preparar, em coordenação com a família, o repatriamento do corpo para o Senegal, assim que as autorizações necessárias forem obtidas. O Ministério deseja expressar as suas mais sinceras condolências à família enlutada e garante que este assunto está a ser acompanhado de perto", pode ler-se.

PUB

Por Sérgio Magalhães
7
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB