A UEFA voltou a mostrar-se "totalmente contra" a realização de jogos dos campeonatos nacionais de futebol fora do próprio país, mas aprovou de "forma excecional" os pedidos de Espanha e Itália, anunciou hoje o organismo em comunicado.
"Dado que o quadro regulamentar relevante da FIFA não é suficientemente claro e detalhado, o Comité Executivo da UEFA tomou, relutantemente, a decisão de aprovar, a título excecional, os dois pedidos que foram apresentados pelas federações espanhola e italiana", lê-se no comunicado do Comité Executivo.
Isto significa que a realização do AC Milan-Como, da Serie A, tem 'luz verde' para se poder disputar em Perth, na Austrália, assim como o Villarreal-FC Barcelona, da La Liga pode acontecer em Miami, nos Estados Unidos.
"A UEFA reiterou hoje a sua clara oposição à realização de jogos das ligas nacionais fora do seu país de origem. A UEFA contribuirá ativamente para o trabalho em curso liderado pela FIFA para garantir que as futuras regras preservem a integridade das competições nacionais", garantiu o organismo.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, reforçou a ideia que os "jogos do campeonato devem ser disputados em casa e lembrou que a aprovação dos pedidos de Itália e Espanha "não deve ser vista como um precedente".
"Embora seja lamentável ter de deixar estes dois jogos acontecerem, esta decisão é excecional e não deve ser vista como um precedente. O nosso compromisso é claro: proteger a integridade das ligas nacionais e garantir que o futebol permanece ancorado no seu ambiente nacional", frisou o dirigente, em declarações divulgadas no sítio oficial da UEFA.
O AC Milan-Como está agendado para fevereiro do próximo ano, enquanto o Villarreal-FC Barcelona deverá acontecer ainda em dezembro.
Por LusaCraig Bellamy fala das diferenças enormes entre as duas seleções
Na ausência de Marquinhos, braçadeira será do português
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Central marroquino apanha susto antes de se juntar à seleção
Em apenas dois anos, o jovem central deu um salto de gigante na carreira e passou da equipa de reservas do River Plate para a albiceleste
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Milan-Como e Villarreal-Barcelona são as exceções
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão