_
José Mourinho considera que o Ajax, ao não abdicar do seu estilo de jogo, acabou por comprometer as suas hipóteses de passar à final da Liga dos Campeões perante um Tottenham que soube adaptar-se às circunstâncias e venceu por 3-2 em Amesterdão, com uma reviravolta épica. No habitual espaço de comentário na BeIN Sports, o treinador português explicou o que falhou nos holandeses.
"A filosofia é o que faz a equipa crescer, é preciso essa base, é necessário um estilo que vá de encontro às características dos jogadores e o Ajax merece o crédito por isso e a nossa admiração. Mas o futebol é um desporto de combate e num combate é preciso estratégia. Para ganhar jogos especiais é preciso, por vezes, ir contra a própria filosofia para vencer. Na segunda parte, o Ajax ocultou bem as suas fraquezas mas têm de saber lidar com elas. Vimos muitos exemplos em situação de ataque... quando se está em vantagem tem de se manter o equilíbrio e ele começa com a linha defensiva em posição e depois alguns jogadores atrás da linha de bola", começou por dizer.
"Eles mantiveram a sua filosofia e disputaram a 2.ª parte como se estivessem a defrontar o Vitesse na liga holandesa. Jogaram como se fosse a fase de grupos ou fosse mais um jogo de campeonato. Por isso não acreditam no que lhes aconteceu. O Tottenham mudou, usou muito bem o futebol direto. É verdade que tiveram a sorte do lado deles mas a sorte procura-se", concluiu Mourinho.
1/13
Momento de forma do avançado destacado em Espanha
Jogo com o Osasuna provocou mais uma baixa
Defesa vinha de três jogos consecutivos a titular e sofre agora mais um revés
Antigo avançado do FC Porto diz, em declarações à 'BBC', que o treinador do Benfica "poderia ter escolhido melhor as suas palavras"
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Equipa da Flórida arranca em falso na MLS
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Entre 1996 e 1999, nos EUA, os penáltis convencionais foram substituídos e Chiquinho Conde falou a Record sobre a bizarra experiência
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder