A Liga dos Campeões poderá sofrer uma alteração radical o mais tardar em 2024, ano em que termina o atual acordo entre a UEFA e a Associação Europeia de Clubes (ECA).
Segundo informações reveladas pelo 'Wall Street Journal', está em cima da mesa uma proposta que poderá mudar completamente o nosso conceito atual de Champions. Esta terça-feira, haverá uma reunião entre a UEFA e a ECA que servirá como pontapé de saída.
Para começar, a ideia é manter a prova com 32 equipas, mas divididas em quatro grupos de oito cada, o que faria com que todas tivessem um mínimo de 14 jogos (em casa e fora). No final de cada temporada, quatro clubes seriam despromovidos e substituído por outros quatro, o que faria com que os principais emblemas tivessem mais garantias de participar.
As partidas passariam a ser disputadas ao fim-de-semana, deixando as terças e quartas, o que poderá sofrer forte oposição das ligas nacionais. "Ninguém vai abdicar de fins de semana", avisou Richard Scudmore, da Liga Inglesa.
A verdade é que os principais clubes da Europa continental querem ir neste sentido. E até os ingleses, apesar de terem contratos televisivos domésticos quase ao nível dos valores pagos pela Champions, acompanham este movimento, que pressiona a UEFA para avançar com as alterações ainda mais cedo, em 2021.
Em causa está o comportamento racista e/ou discriminatório dos adeptos do clube londrino na última jornada da fase de liga da Champions
Sentimento de pertença, um relvado sintético e uma equipa de tostões: eis o adversário do Sporting
Leões são o único clube português ainda em competição e vão defrontar o Bodo/Glimt nos 'oitavos'
Leões defrontam o Bodo/Glimt
Num duro testemunho, Daryl Janmaat recorda que o vício começou após sofrer uma grave lesão no joelho
Fabiano Flora teve de arranjar uma alternativa depois do cancelamento do seu voo na manhã desta segunda-feira
Eduardo Coudet é o novo treinador dos milionários
Avançado português de 27 anos deixou o E. Amadora em janeiro e rumou ao Eupen, da segunda divisão daquele país
Treinador do Al Rayyan diz ser "um desafio manter a calma": "Estamos expostos a tudo e não controlamos nada"
Federico Pastorello desmente que o ex-FC Porto vá alistar-se no exército iraniano após os ataques dos EUA e Israel