_

Sp. Braga até pode perder e ganhar não basta ao FC Porto: as contas de minhotos e dragões na Liga Europa

Gabri Martínez (à esquerda) e Pablo Rosario (à direita)
• Foto: Tony Dias/Movephoto e FC Porto

Está concluída mais uma jornada da fase regular da Liga Europa, com Sp. Braga e FC Porto a registarem resultados distintos, mas que mantêm os dois representantes portugueses com via aberta para garantirem um lugar nos oitavos de final da competição.

O FC Porto foi a primeira das duas equipas lusas a entrar em campo hoje. A formação de Francesco Farioli empatou na deslocação ao Viktoria Plzen (1-1) e complicou um pouco as contas quanto ao apuramento direto para a fase onde estarão as 16 melhores equipas da presente edição da Liga Europa.

PUB

Com o ponto somado esta noite na República Checa, os dragões entram para a última jornada, mesmo vencendo o Rangers na próxima semana no Dragão, dependentes de resultados de terceiros para garantir um lugar nos 'oitavos'. Um triunfo azul e branco diante dos escoceses apenas significará o apuramento para os 'oitavos' se Betis, Ferencvaros ou Roma - basta uma destas equipas - não vencerem na última jornada.

Mas existe uma outra via de apuramento para o FC Porto: o empate. Aqui, o FC Porto depende da combinação de vários resultados, como por exemplo o E. Vermelha-Celta de Vigo, o Lyon-PAOK, o Estugarda-Young Boys e ainda o Maccabi Tel Aviv-Bolonha. Resumidamente, os jogos das equipas que surgem até ao 15.º lugar da classificação.

PUB

O triunfo desta noite sobre o Nottingham Forest (1-0) deixou o Sp. Braga muito bem encaminhado para marcar presença nos oitavos de final da Liga Europa. Para tal, os minhotos precisarão 'apenas' de vencer o Go Ahead Eagles (30.º) na última jornada. Mas também existem mais outros possíveis cenários: o empate ou... a derrota.

Em caso de empate, a equipa de Carlos Vicens necessitará que o Midtjylland perca por três ou mais golos de diferença - para levar a melhor sobre os dinamarqueses no saldo entre os golos marcados e sofridos - e que uma das seguintes equipas não vença também o seu último jogo: AS Roma, Ferencvaros, Betis ou FC Porto.

PUB

Já em caso de derrota, o Sp. Braga necessitará de um desaire de AS Roma ou Ferencvaros ou então que Betis ou FC Porto também não vençam os seus encontros.

PUB

FC PORTO APURA-SE DIRETAMENTE SE:

1) GANHAR

- e uma destas equipas não ganhar: Betis, Ferencvaros ou Roma;

PUB

- e uma destas equipas perder ou empatar, desde que recupere diferença de golos: Sp. Braga e Midtjylland;

- e o Betis também ganhar, mas com um resultado mais volumoso que lhe permita recuperar a diferença de golos;

- e Friburgo perder, recuperando diferença de golos para os alemães;

PUB

2) EMPATAR

- e o Betis perder e Genk ou E. Vermelha não vencerem;

Nota: empate pode servir noutros cenários mais complexos, no caso a envolver várias equipas até à 15.ª posição.

PUB

SP. BRAGA APURA-SE DIRETAMENTE SE:

1) GANHAR

2) EMPATAR

PUB

- e o Midtylland perder;

- e uma destas equipas não ganhar: Roma, Ferencvaros, Betis ou FC Porto;

3) PERDER

PUB

- e uma destas equipas perder: Roma, Ferencvaros;

- e uma destas equipas não ganhar: Betis ou FC Porto;

Por Sérgio Magalhães
1
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Liga Europa Notícias
PUB