Os instantes finais do Real Madrid-Pachuca ficaram marcados por um momento de tensão entre Gustavo Cabral e Antonio Rüdiger, que motivou mesmo a intervenção do árbitro Ramon Abatti para ativar o protocolo anti-racismo com o gesto que surge na imagem acima. Em causa esteve a imediata denúncia do defesa alemão perante aquilo que terá ouvido do seu oponente. No caso, segundo a imprensa espanhola, alegadamente a frase "preto de merda". Ao ouvir a denúncia, Abatti fez o tal gesto, para dar conta do sucedido e interrompeu o jogo por alguns instantes.
Depois do apito final - ainda com tudo bem presente na memória -, Rüdiger tentou tirar satisfações perante o adversário, tendo a situação sido sanada com a intervenção de colegas de ambas as equipas.
Na conferência de imprensa posterior ao encontro, Xabi Alonso falou do tema e explicou o sucedido. "O Antonio disse-nos e vai ser ativado o protocolo. Estão a investigar. No balneário o Antonio confirmou-nos e são coisas que não devem passar num jogo assim, nem em nenhum lugar. A equipa está com ele".
Já Gustavo Cabral defendeu-se e disse que o alemão entendeu mal o que ele disse. É um insulto... mas não racista. "Chamei-lhe 'cagão de merda'. É uma expressão que usamos muito na Argentina. (...) Disse-lhe 'cagão de merda, levanta-te'", revelou, na zona mista.
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
João Tralhão, Pedro Machado e António Dias juntam-se ao português na Turquia