Os árbitros do Mundial de Clubes, a decorrer de 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos, terão câmaras corporais e implementarão uma nova regra para combater a perda de tempo dos guarda-redes, anunciou esta terça-feira a FIFA.
Em comunicado, a FIFA confirmou que os árbitros vão estar equipados com "câmaras corporais como parte de uma fase experimental, cujos testes foram aprovados pelo International Board [IFAB, organismo que supervisiona e regulamenta as regras de futebol]".
"Acreditamos que esta é uma boa oportunidade para oferecer aos espetadores uma nova experiência, graças a imagens tiradas de uma perspetiva nunca antes oferecida", explicou o presidente do Comité de Árbitros da FIFA, o italiano Pierluigi Collina.
Esta iniciativa é "inovadora tanto para as emissoras como para a formação dos árbitros", acrescentou o italiano, "porque é importante poder colocar-se no lugar do árbitro e avaliar, do seu ponto de vista, como tomou as suas decisões".
A competição vai implementar a nova regra aprovada em 1 de março pela IFAB, que visa reduzir o desperdício de tempo causado pelos guarda-redes. Se mantiverem a bola nas mãos por mais de oito segundos, o árbitro assinalará canto. Anteriormente, um livre indireto podia ser marcado ao fim de seis segundos.
"Precisamos de ver o jogo e os golos, não a arbitragem. O árbitro é o protagonista que não deve ser notado durante o jogo. Um bom árbitro não precisa de ser visto ou conhecido. Mas deve estar preparado", lembrou o diretor de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca.
FC Porto, no Grupo A, e Benfica, no C, são os clubes portugueses entre os 32 emblemas mundiais que participam na primeira edição do Mundial de Clubes.
Por LusaEm Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional