_
FC Porto e Benfica, os dois clubes portugueses que vão participar na primeira edição alargada do Mundial de Clubes, deverão encaixar uma receita mínima de 14,5 a 17,5 milhões de euros, valor que será pago a todos os 32 emblemas que estiverem na prova que decorre entre os dias 14 de junho e 13 de julho deste ano, no Estados Unidos.
O sistema de prize money será muito semelhante ao praticado na Liga dos Campeões, com prémios também por resultados e por passagem a cada fase. Apesar de as negociações ainda decorrerem, com a Associação Europeia de Clubes (ECA) a assumir a representação de praticamente todos emblemas europeus, espera-se que cada ronda ultrapassada (oitavos, quartos, meias e final) represente um acréscimo entre 4,8 e 5,8 milhões de euros.
O grande ponto de discórdia nesta altura é o prémio para o vencedor: a FIFA pretende atribuir uma verba histórica, enquanto os clubes europeus preferem que esse acréscimo seja distribuído de forma mais equitativa por todos.
Com a primeira fase do Mundial de Clubes a decorrer ainda antes de 30 de junho - portanto nesta época desportiva e no atual exercício contabilístico - o Benfica considera que se trata de uma verba extraordinária, até porque apenas haverá um Mundial de Clubes a cada quatro anos. Por isso, os responsáveis dos encarnados poderão utilizar essa receita para reduzir dívida líquia da SAD.
Em cima da mesa, há ainda a perspetiva de recorrer à janela de transferências extraordinária criada em junho, precisamente antes do início do Mundial. A SAD encarnada não tem nenhuma verba específica pensada para esse efeito, mas admite um ajuste de plantel caso a equipa técnica sinta essa necessidade.
Por Sérgio KrithinasEm causa está o pagamento de cerca de 212 milhões de euros. FC Porto e Benfica estiveram na prova
Recém-campeão da Libertadores e Brasileirão segue em frente na prova
Clube brasileiro ganha bilhete na condição de campeão sul-americano
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Equipa da Flórida arranca em falso na MLS
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Entre 1996 e 1999, nos EUA, os penáltis convencionais foram substituídos e Chiquinho Conde falou a Record sobre a bizarra experiência
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder