Valores estão ainda em negociação mas já uma base de entendimento
FC Porto e Benfica, os dois clubes portugueses que vão participar na primeira edição alargada do Mundial de Clubes, deverão encaixar uma receita mínima de 14,5 a 17,5 milhões de euros, valor que será pago a todos os 32 emblemas que estiverem na prova que decorre entre os dias 14 de junho e 13 de julho deste ano, no Estados Unidos.
O sistema de prize money será muito semelhante ao praticado na Liga dos Campeões, com prémios também por resultados e por passagem a cada fase. Apesar de as negociações ainda decorrerem, com a Associação Europeia de Clubes (ECA) a assumir a representação de praticamente todos emblemas europeus, espera-se que cada ronda ultrapassada (oitavos, quartos, meias e final) represente um acréscimo entre 4,8 e 5,8 milhões de euros.
Relacionadas
O grande ponto de discórdia nesta altura é o prémio para o vencedor: a FIFA pretende atribuir uma verba histórica, enquanto os clubes europeus preferem que esse acréscimo seja distribuído de forma mais equitativa por todos.
Com a primeira fase do Mundial de Clubes a decorrer ainda antes de 30 de junho - portanto nesta época desportiva e no atual exercício contabilístico - o Benfica considera que se trata de uma verba extraordinária, até porque apenas haverá um Mundial de Clubes a cada quatro anos. Por isso, os responsáveis dos encarnados poderão utilizar essa receita para reduzir dívida líquia da SAD.
Em cima da mesa, há ainda a perspetiva de recorrer à janela de transferências extraordinária criada em junho, precisamente antes do início do Mundial. A SAD encarnada não tem nenhuma verba específica pensada para esse efeito, mas admite um ajuste de plantel caso a equipa técnica sinta essa necessidade.
Todos os jogos do Mundial de Clubes em direto e grátis na DAZN.
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português