Final da partida em Doha. O Liverpool bateu (1-0) o Flamengo de Jorge Jesus com um golo do brasileiro Firmino, no prolongamento. Os reds sucedem, assim, ao Real Madrid que conquistou a competição nos dois últimos anos e tornam-se o segundo emblema inglês a conquistar a prova. O Manchester United tinha sido, até ao momento, a única equipa inglesa que tinha alcançado esta proeza, tendo vencido o Mundial de Clubes em 1999 e em 2008.
118' - Reds procuram manter a posse de bola e segurar a vantagem até ao final do encontro.
108' - Gabigol, avançado do Flamengo, conquistou a posse de bola na grande área dos reds, mas atirou ligeiramente ao lado da baliza de Alisson.
105' - Arranque da 2.ª parte do prolongamento. Final da 1.ª parte do prolongamento. Liverpool 1-0 Flamengo.
101' - Falta sobre Vitinho e alguma tensão na área dos reds.
98' - Golo do Liverpool. Grande passe de Henderson, Mané descobre Firmino solto na grande área do Flamengo e, na hora de atirar à baliza, o avançado brasileiro dos reds não vacilou. Liverpool 1-0 Flamengo.
97' - A partida prossegue com algum equilíbrio. Ambas as equipas procuram o golo que pode dar o título mundial de clubes, mas ainda sem sucesso.
90' - Início do prolongamento, em Doha.
Final do período regulamentar (0-0)! Flamengo e Liverpool vão tentar decidir o encontro no prolongamento.
90+3' - Al Jassim, árbitro do encontro, decidiu que não há falta para penálti.
90+1' - Reds reclamam penálti numa falta de Rafinha sobre Sadio Mané. O lance está a ser analisado através do vídeo-árbitro.
88' - Cartão amarelo para Vitinho.
84' - Enorme defesa de Diego Alves! Salah coloca bem a bola na área, Henderson remata e o guardião do cariocas impede o primeiro do jogo.
80' - Troca no Flamengo: entra Diego e sai Everton Ribeiro.
79' - Cartão amarelo para Mohamed Salah.
75' - Mudança no Flamengo: entra Vitinho e sai De Arrascaeta.
74' - Mexe o Liverpool: entra Lallana e sai Oxlade-Chamberlain.
67' - Quarto pontapé de canto para o Flamengo, contra nenhum do Liverpool.
59' - Salah surge com algum perigo na grande área do Flamengo. O egipcío tirou Filipe Luís da frente, mas atirou muito por cima da baliza defendida por Diego Alves.
53' - Grande defesa de Alisson Becker a anular o primeiro a Gabigol. Início da 2.ª parte (0-0). Prevalece o nulo ao intervalo da final do Mundial de Clubes. Firmino (Liverpool) teve uma ocasião soberana logos nos primeiros segundos mas o perigo não mais voltou a rondar as balizas. O Flamengo conseguiu equilibrar o melhor arranque dos ingleses e a partida tem sido dividida e jogada sobretudo na zona central do terreno. Veremos o que reserva a 2.ª metade da final no Estádio Internacional Khalifa, em Doha (Qatar). Acaba a 1.ª parte (0-0)!
45'+1 - Cartão amarelo para Sadio Mané por falta sobre Rafinha.
45' - Vai jogar-se 1 minuto de compensação
43' - Gabigol lançado em velocidade mas Alisson sai da baliza e corta pela linha lateral.
33' - Jogadores do Flamengo reclamam penálti por mão na bola de um defesa dos reds após cruzamento de Rafinha. O árbitro manda jogar.
26' - Pablo Marí lança Bruno Henrique em velocidade pela esquerda, o avançado tenta o remate mas Joe Gomez corta para canto.
23' - Bruno Henrique ganha sobre Alexander-Arnold e cruza para área do Liverpool mas nenhum jogador do Flamengo aparece para desviar.
5' - Outra vez o Liverpool a criar perigo. Salah assiste Keita e o guineense atira por cima da baliza do Flamengo.
3' - Tenta responder o Flamengo com um remate de Arrascaeta, para fora.
1' - Firmino desperdiça uma boa oportunidade nos segundos iniciais da final. Brasileiro surge na cara de Diego Alves e atira por cima da trave.
Começa a partida!
- Equipas já estão no túnel de acesso ao relvado. Contagem decrescente para o início da final do Mundial de Clubes
- A final será dirigida pelo qatari Abdulrahman Al-Jassim, que terá como assistentes os compatriotas Taleb Al Marri e Saoud Almaqaleh. O argelino Mustapha Ghorbal será o 4.º árbitro e o VAR fica entregue ao espanhol Juan Martínez Munuera
- Equipas iniciam os habituais exercícios de aquecimento
- A comitiva do Flamengo já chegou ao Estádio Internacional Khalifa
- Já há onzes iniciais para a partida desta tarde!
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Caio, Pablo Marí, Filipe; Arão, Gerson; Everton, De Arrascaeta, Bruno Henrique; Gabriel Barbosa
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Gomez, Van Dijk, Robertson; Oxlade, Henderson, Keita; Salah, Firmino, Sadio Mané
- O Flamengo garante que não existe polémica com os prémios em atraso da Libertadores e Brasileirão. Informa o enviado especial de Record ao Qatar, Hugo Pedro Queirós, que fonte próxima do Mengão assegura que ao "contrário do que foi noticiado, não há qualquer problema de maior" e o "foco dos jogadores está totalmente no jogo", não havendo jogadores que se recusem a jogar hoje.
- Do lado do Liverpool, Alisson não escondeu que falou com alguns jogadores da seleção brasileira. "Claro que é bom defrontar uma equipa brasileira. Sigo o futebol brasileiro por causa do meu ex-clube, o Internacional, e sigo também o Flamengo, que este ano venceu duas competições muito difíceis, o Brasileirão e a Libertadores, jogando muito bom futebol."
- Alisson admite que o Liverpool não esteve ao seu melhor nível na meia-final. "Temos de fazer muito melhor para ganhar ao Flamengo, que é uma grande equipa com jogadores experientes e acostumados a grandes finais, assim como a nossa equipa. Estamos a levar a competição a sério e vamos dar o nosso máximo para a ganhar pela primeira vez", disse.
- Na antevisão do encontro, Everton Ribeiro mostrou-se confiante para a final. "Treinámos bem, fizemos tudo que tinha que ser feito e estamos prontos para levantar mais uma taça", afirmou o capitão do Flamengo na conferência de imprensa de antevisão.
- Mas o dia também está a ser marcado pela notícia da imprensa brasileira que dá conta de que o plantel às ordens do técnico português Jorge Jesus entrou em confronto com a direção do emblema carioca depois de o presidente Rodolfo Landim ter ordenado o adiamento dos pagamentos dos prémios relativos às conquistas da Taça Libertadores e do Brasileirão.
- Nas conferências de imprensa de antevisão do encontro, Klopp e Jorge Jesus não pouparam elogios: se o técnico dos ingleses disse mesmo que JJ "podia ser eleito presidente do Brasil", o treinador português não se ficou atrás ao sublinhar que o alemão é um "criador daquilo que é o futebol"
- Boa tarde! Flamengo e Liverpool disputam hoje, em Doha, a final do Mundial de clubes, com Jorge Jesus a poder tornar-se no primeiro treinador português a conquistar a prova, em caso de triunfo do clube brasileiro. O Flamengo vai tentar repetir a vitória de 1981, quando a competição ainda era denominada de Taça Intercontinental, precisamente frente ao Liverpool (3-0), enquanto os reds ainda procuram o primeiro ceptro 'mundial', que já lhes escapou por três vezes. O jogo, agendado para as 17h30, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Qatar, é para seguir aqui connosco no seu Record!
- O conjunto inglês também perdeu em 1984, para os argentinos do Independiente, e em 2005, para os brasileiros do São Paulo, ambos pelo mesmo resultado (1-0).
- Para chegar à final, o Flamengo, vencedor da Taça Libertadores, derrotou nas meias-finais os sauditas do Al-Hilal, por 3-1, enquanto o Liverpool, detentor da Liga dos Campeões, afastou os mexicanos do Monterrey, por 2-1.
- Jesus já se tornou no primeiro treinador português a chegar à final no historial de Mundial de clubes e Taça Intercontinental, podendo acabar o ano com mais um título, depois da Taça Libertadores e do Brasileirão.
- Antes da final, e no mesmo palco, às 14:30, Al-Hilal e Monterrey disputam o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.