Golo de Firmino valeu conquista do troféu ao emblema inglês
Final da partida em Doha. O Liverpool bateu (1-0) o Flamengo de Jorge Jesus com um golo do brasileiro Firmino, no prolongamento. Os reds sucedem, assim, ao Real Madrid que conquistou a competição nos dois últimos anos e tornam-se o segundo emblema inglês a conquistar a prova. O Manchester United tinha sido, até ao momento, a única equipa inglesa que tinha alcançado esta proeza, tendo vencido o Mundial de Clubes em 1999 e em 2008.
118' - Reds procuram manter a posse de bola e segurar a vantagem até ao final do encontro.
Relacionadas
108' - Gabigol, avançado do Flamengo, conquistou a posse de bola na grande área dos reds, mas atirou ligeiramente ao lado da baliza de Alisson.
105' - Arranque da 2.ª parte do prolongamento. Final da 1.ª parte do prolongamento. Liverpool 1-0 Flamengo.
Final da 1.ª parte do prolongamento. Liverpool 1-0 Flamengo.
101' - Falta sobre Vitinho e alguma tensão na área dos reds.
98' - Golo do Liverpool. Grande passe de Henderson, Mané descobre Firmino solto na grande área do Flamengo e, na hora de atirar à baliza, o avançado brasileiro dos reds não vacilou. Liverpool 1-0 Flamengo.
97' - A partida prossegue com algum equilíbrio. Ambas as equipas procuram o golo que pode dar o título mundial de clubes, mas ainda sem sucesso.
90' - Início do prolongamento, em Doha.
Final do período regulamentar (0-0)! Flamengo e Liverpool vão tentar decidir o encontro no prolongamento.
90+3' - Al Jassim, árbitro do encontro, decidiu que não há falta para penálti.
90+1' - Reds reclamam penálti numa falta de Rafinha sobre Sadio Mané. O lance está a ser analisado através do vídeo-árbitro.
88' - Cartão amarelo para Vitinho.
84' - Enorme defesa de Diego Alves! Salah coloca bem a bola na área, Henderson remata e o guardião do cariocas impede o primeiro do jogo.
80' - Troca no Flamengo: entra Diego e sai Everton Ribeiro.
79' - Cartão amarelo para Mohamed Salah.
75' - Mudança no Flamengo: entra Vitinho e sai De Arrascaeta.
74' - Mexe o Liverpool: entra Lallana e sai Oxlade-Chamberlain.
67' - Quarto pontapé de canto para o Flamengo, contra nenhum do Liverpool.
59' - Salah surge com algum perigo na grande área do Flamengo. O egipcío tirou Filipe Luís da frente, mas atirou muito por cima da baliza defendida por Diego Alves.
53' - Grande defesa de Alisson Becker a anular o primeiro a Gabigol. Início da 2.ª parte (0-0). Prevalece o nulo ao intervalo da final do Mundial de Clubes. Firmino (Liverpool) teve uma ocasião soberana logos nos primeiros segundos mas o perigo não mais voltou a rondar as balizas. O Flamengo conseguiu equilibrar o melhor arranque dos ingleses e a partida tem sido dividida e jogada sobretudo na zona central do terreno. Veremos o que reserva a 2.ª metade da final no Estádio Internacional Khalifa, em Doha (Qatar). Acaba a 1.ª parte (0-0)!
Início da 2.ª parte (0-0).
Prevalece o nulo ao intervalo da final do Mundial de Clubes. Firmino (Liverpool) teve uma ocasião soberana logos nos primeiros segundos mas o perigo não mais voltou a rondar as balizas. O Flamengo conseguiu equilibrar o melhor arranque dos ingleses e a partida tem sido dividida e jogada sobretudo na zona central do terreno. Veremos o que reserva a 2.ª metade da final no Estádio Internacional Khalifa, em Doha (Qatar).
Acaba a 1.ª parte (0-0)!
45'+1 - Cartão amarelo para Sadio Mané por falta sobre Rafinha.
45' - Vai jogar-se 1 minuto de compensação
43' - Gabigol lançado em velocidade mas Alisson sai da baliza e corta pela linha lateral.
33' - Jogadores do Flamengo reclamam penálti por mão na bola de um defesa dos reds após cruzamento de Rafinha. O árbitro manda jogar.
26' - Pablo Marí lança Bruno Henrique em velocidade pela esquerda, o avançado tenta o remate mas Joe Gomez corta para canto.
23' - Bruno Henrique ganha sobre Alexander-Arnold e cruza para área do Liverpool mas nenhum jogador do Flamengo aparece para desviar.
5' - Outra vez o Liverpool a criar perigo. Salah assiste Keita e o guineense atira por cima da baliza do Flamengo.
3' - Tenta responder o Flamengo com um remate de Arrascaeta, para fora.
1' - Firmino desperdiça uma boa oportunidade nos segundos iniciais da final. Brasileiro surge na cara de Diego Alves e atira por cima da trave.
Começa a partida!
- Equipas já estão no túnel de acesso ao relvado. Contagem decrescente para o início da final do Mundial de Clubes
- A final será dirigida pelo qatari Abdulrahman Al-Jassim, que terá como assistentes os compatriotas Taleb Al Marri e Saoud Almaqaleh. O argelino Mustapha Ghorbal será o 4.º árbitro e o VAR fica entregue ao espanhol Juan Martínez Munuera
- Equipas iniciam os habituais exercícios de aquecimento
Chegamos para a decisão, Nação! #FLAxLIV #ClubWC pic.twitter.com/UoaKStw0SJ
— Flamengo (@Flamengo) December 21, 2019
- A comitiva do Flamengo já chegou ao Estádio Internacional Khalifa
- Já há onzes iniciais para a partida desta tarde!
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Caio, Pablo Marí, Filipe; Arão, Gerson; Everton, De Arrascaeta, Bruno Henrique; Gabriel Barbosa
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Gomez, Van Dijk, Robertson; Oxlade, Henderson, Keita; Salah, Firmino, Sadio Mané
Saída do hotel rumo ao Khalifa International Stadium! #FLAxLIV #ClubWC pic.twitter.com/aKdqegZJkb
— Flamengo (@Flamengo) December 21, 2019
- O Flamengo garante que não existe polémica com os prémios em atraso da Libertadores e Brasileirão. Informa o enviado especial de Record ao Qatar, Hugo Pedro Queirós, que fonte próxima do Mengão assegura que ao "contrário do que foi noticiado, não há qualquer problema de maior" e o "foco dos jogadores está totalmente no jogo", não havendo jogadores que se recusem a jogar hoje.
- Do lado do Liverpool, Alisson não escondeu que falou com alguns jogadores da seleção brasileira. "Claro que é bom defrontar uma equipa brasileira. Sigo o futebol brasileiro por causa do meu ex-clube, o Internacional, e sigo também o Flamengo, que este ano venceu duas competições muito difíceis, o Brasileirão e a Libertadores, jogando muito bom futebol."
- Alisson admite que o Liverpool não esteve ao seu melhor nível na meia-final. "Temos de fazer muito melhor para ganhar ao Flamengo, que é uma grande equipa com jogadores experientes e acostumados a grandes finais, assim como a nossa equipa. Estamos a levar a competição a sério e vamos dar o nosso máximo para a ganhar pela primeira vez", disse.
- Na antevisão do encontro, Everton Ribeiro mostrou-se confiante para a final. "Treinámos bem, fizemos tudo que tinha que ser feito e estamos prontos para levantar mais uma taça", afirmou o capitão do Flamengo na conferência de imprensa de antevisão.
- Mas o dia também está a ser marcado pela notícia da imprensa brasileira que dá conta de que o plantel às ordens do técnico português Jorge Jesus entrou em confronto com a direção do emblema carioca depois de o presidente Rodolfo Landim ter ordenado o adiamento dos pagamentos dos prémios relativos às conquistas da Taça Libertadores e do Brasileirão.
- Nas conferências de imprensa de antevisão do encontro, Klopp e Jorge Jesus não pouparam elogios: se o técnico dos ingleses disse mesmo que JJ "podia ser eleito presidente do Brasil", o treinador português não se ficou atrás ao sublinhar que o alemão é um "criador daquilo que é o futebol"
- Boa tarde! Flamengo e Liverpool disputam hoje, em Doha, a final do Mundial de clubes, com Jorge Jesus a poder tornar-se no primeiro treinador português a conquistar a prova, em caso de triunfo do clube brasileiro. O Flamengo vai tentar repetir a vitória de 1981, quando a competição ainda era denominada de Taça Intercontinental, precisamente frente ao Liverpool (3-0), enquanto os reds ainda procuram o primeiro ceptro 'mundial', que já lhes escapou por três vezes. O jogo, agendado para as 17h30, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Qatar, é para seguir aqui connosco no seu Record!
- O conjunto inglês também perdeu em 1984, para os argentinos do Independiente, e em 2005, para os brasileiros do São Paulo, ambos pelo mesmo resultado (1-0).
- Para chegar à final, o Flamengo, vencedor da Taça Libertadores, derrotou nas meias-finais os sauditas do Al-Hilal, por 3-1, enquanto o Liverpool, detentor da Liga dos Campeões, afastou os mexicanos do Monterrey, por 2-1.
- Jesus já se tornou no primeiro treinador português a chegar à final no historial de Mundial de clubes e Taça Intercontinental, podendo acabar o ano com mais um título, depois da Taça Libertadores e do Brasileirão.
- Antes da final, e no mesmo palco, às 14:30, Al-Hilal e Monterrey disputam o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Todos os jogos do Mundial de Clubes em direto e grátis na DAZN.
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol lamenta falta de diálogo da FIFA
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia