_
Sete meses após o Mundial de Clubes, que acabou com a vitória do Chelsea na final por 3-0 frente ao PSG, a FIFA ainda não pagou os cerca de 212 milhões de euros prometidos aos clubes das primeiras divisões do mundo (cerca de 57 mil euros cada). Não há previsão de quando as equipas vão receber esse dinheiro.
Segundo o The Guardian, não há indícios que a organização que gere o futebol mundial não vá pagar este mecanismo de solidariedade. Contudo, os clubes de ligas menores estão a ficar insatisfeitos com a demora do pagamento. Os prémios para os participantes da competição já foram todos entregues, num total de 926 milhões de euros, mas os 57 mil prometidos em questão fazem falta à maioria dos clubes que estão à espera, podendo mesmo ser uma boia de salvação, de acordo com o jornal inglês.
Um dos pontos sensíveis desta questão é que é altamente improvável que os clubes das seis confederações recebam valores semelhantes. Para além disso, algumas das federações não têm um mecanismo para distribuir esses fundos. Fontes da FIFA afirmam que estão a haver discussões regulares com as confederações e com os clubes para a distribuição do dinheiro.
A decisão tardia da FIFA do acordo de financiamento para o torneio dificilmente terá ajudado a acelarar o processo. Recorde-se que foi apenas em março do ano passado, três meses antes do começo da prova, que os prémios e os mecanismo de solidariedade foram definidos. Os 926 milhões de euros só foram acordados após a DAZN, financiada pela Arábia Saudita, ter comprado os direitos de transmissão, emitindo os jogos de forma gratuita para todo o mundo.
Por RecordEm causa está o pagamento de cerca de 212 milhões de euros. FC Porto e Benfica estiveram na prova
Recém-campeão da Libertadores e Brasileirão segue em frente na prova
Clube brasileiro ganha bilhete na condição de campeão sul-americano
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Dono do Olympiacos e acionista maioritário do Rio Ave diz que queria "fortalecer" o emblema grego
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Líder da FIFA esteve no 'Conselho da Paz' e poderá ter violado o dever de neutralidade
Uma extensa lista de futebolistas
Avançado venezuelano, de 30 anos, deixa Pachuca e assina pelo Wuhan Three Towns