_

Mundial de Clubes: equipas frustradas com falta de pagamento da FIFA

Chelsea conquistou Mundial de Clubes nos Estados Unidos
• Foto: AP

Sete meses após o Mundial de Clubes, que acabou com a vitória do Chelsea na final por 3-0 frente ao PSG, a FIFA ainda não pagou os cerca de 212 milhões de euros prometidos aos clubes das primeiras divisões do mundo (cerca de 57 mil euros cada). Não há previsão de quando as equipas vão receber esse dinheiro.

Segundo o The Guardian, não há indícios que a organização que gere o futebol mundial não vá pagar este mecanismo de solidariedade. Contudo, os clubes de ligas menores estão a ficar insatisfeitos com a demora do pagamento. Os prémios para os participantes da competição já foram todos entregues, num total de 926 milhões de euros, mas os 57 mil prometidos em questão fazem falta à maioria dos clubes que estão à espera, podendo mesmo ser uma boia de salvação, de acordo com o jornal inglês.

PUB

Um dos pontos sensíveis desta questão é que é altamente improvável que os clubes das seis confederações recebam valores semelhantes. Para além disso, algumas das federações não têm um mecanismo para distribuir esses fundos. Fontes da FIFA afirmam que estão a haver discussões regulares com as confederações e com os clubes para a distribuição do dinheiro.

A decisão tardia da FIFA do acordo de financiamento para o torneio dificilmente terá ajudado a acelarar o processo. Recorde-se que foi apenas em março do ano passado, três meses antes do começo da prova, que os prémios e os mecanismo de solidariedade foram definidos. Os 926 milhões de euros só foram acordados após a DAZN, financiada pela Arábia Saudita, ter comprado os direitos de transmissão, emitindo os jogos de forma gratuita para todo o mundo.

Por Record
2
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Mundial de Clubes Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB