A vitória da Selecção Nacional de sub-20 no XXXI Torneio Internacional de Toulon acabou por ser a confirmação de que esta geração, à semelhança de outras do futebol português, também promete. Depois de se terem sagrado campeões da Europa de sub-16, esta "fornada" mostrou em terras gaulesas que conta com jogadores que em breve irão singrar no futebol português, para além daqueles como Danny, Custódio e Ronaldo, entre outros, que já contam com experiência de SuperLiga. E, claro, de Hugo Viana e Ricardo Quaresma, atletas que pertencem a esta geração, mas que já chegaram à Selecção A.
Em Toulon, Portugal passeou classe, mas também mostrou capacidade de sofrimento. Nem sempre tudo correu como o esperado, mas o início não podia ser melhor. A vitória no primeiro jogo frente à Inglaterra por 3-0 deu a confiança necessária para encarar com optimismo o resto da competição. No entanto, o momento mais importante acabou mesmo por ser a vitória também por 3-0 frente à Argentina, apontada por muitos como a grande candidata à vitória final. A derrota imposta aos sul-americanos acabou por ter efeitos nefastos. Talvez por excesso de confiança, aconteceu aquilo que ninguém previa frente ao Japão: a derrota. Portugal voltou a ter que fazer contas e sob pressão venceu a Turquia e assegurou a presença na final. No jogo decisivo, voltou a sofrer, mas venceu de forma categórica uma prova em que foi de forma inequívoca a melhor equipa.
A revelação-Meireles
O "tri" conquistado em Toulon teve ainda o condão de lançar para a ribalta o nome de alguns jogadores que prometem ser verdadeiras revelações a curto prazo. Bruno Vale foi o melhor guarda-redes da prova e mostrou o porquê de José Mourinho o ter chamado para terceiro guarda-redes do plantel portista. A escola portista de guardiões continua a dar bons frutos. A defesa foi o melhor sector da equipa, como prova o facto de a equipa ter sofrido apenas dois golos. Miguel Garcia comprovou as boas indicações que todos tinham, os portistas Pedro Ribeiro e Vítor Rodrigues evidenciaram enorme segurança, mas a grande surpresa acabou por ser José Castro, um central que promete bastante e que não deverá manter-se muito tempo na Académica.
No meio-campo esteve a grande revelação da prova: Raul Meireles. O médio do Boavista emprestado ao Desportivo das Aves foi o segundo melhor jogador da prova e revelou atributos dignos de realce. A estes nomes juntam-se outras agradáveis surpresas como Faria, para além dos já "consagrados" Custódio, Danny, Ronaldo, Lourenço, Hugo Almeida e João Paiva.
Tubarões azuis podem assegurar apuramento histórico para o Mundial'2026
Aumenta a lista de jogadores do Benfica chamados pelos respetivos países
Selecionador nacional divulgou convocados para os jogos com a Irlanda e a Hungria
Roberto Martínez chamou 25 jogadores para a dupla jornada de apuramento para o Mundial'2026
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão
Reduto do emblema alentejano está na 'short list' para o Europeu feminino de 2029
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português