Moreno nega acusações e revela único motivo pelo qual utilizou o ChatGPT

Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"

Seguir Autor:

Robert Moreno
Robert Moreno • Foto: AP

O treinador Robert Moreno desmentiu que tenha utilizado Inteligência Artificial (IA) para preparar jogos ou escolher jogadores aquando da sua passagem pelos russos do FC Sochi -  recorde-se que a 'beInSports', citando declarações de Andrei Orlov, antigo diretor geral do clube, explicou que o ChatGPT era usado para tudo o que o técnico espanhol fazia, uma notícia que teve eco na imprensa internacional. 

Em declarações ao jornal 'As', Robert Moreno disse que usava o ChatGPT apenas para tradução: "A fonte destas informações é um ex-dirigente do clube com quem houve divergências profissionais que acabaram com a sua saída. Não existe qualquer comunicado oficial do FC Sochi a confirmar esta versão. Nunca usei o ChatGPT nem qualquer ferramenta de IA para preparar jogos, decidir onzes ou escolher jogadores. Isso é completamente falso. O que fiz, numa ou noutra ocasião pontual, foi usá-lo para traduções entre russo e espanhol, que é uma língua que não domino. Mas isso não tem nada a ver com decisões desportivas". 

Robert Moreno afirmou ainda que a contratação do ponta-de-lança cazaque Artur Shushenachaev foi "consensual" - a 'beInSports' deu conta de que o clube tinha contratado o jogador após o treinador pedir conselhos ao ChatGPT. 

"A contratação de que falam foi um processo do clube, consensual com o director desportivo e toda a equipa médica. O jogador marcou na Taça e depois teve uma lesão que condicionou a sua continuidade, como acontece em qualquer equipa. Mas eu não conhecia o mercado do Cazaquistão, pelo que a proposta partiu da direção desportiva", explicou. 

"A minha carreira no futebol começou precisamente pela análise de dados e de vídeo. É a minha especialização e aquilo que fez a diferença no início. Como qualquer equipa técnica profissional, usamos ferramentas de análise: GPS, Wyscout, vídeo, plataformas de scouting. A tecnologia ajuda a processar informação mais rapidamente, mas as decisões desportivas são sempre tomadas pela equipa técnica", finalizou. 

1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas