_
REZA a crónica do enviado especial de Record, David Borges, que foi com "coesão, garra, humildade, espírito de sacrifício e... sentido táctico" que Portugal derrotou a Inglaterra no seu jogo de estreia no Campeonato do Mundo de 1986, disputado no México. "A inteligência portuguesa venceu a força inglesa e depois foi o espectáculo, com bandeirinhas pintadas, uma ‘sociedade de nações’ a aplaudir, ingleses a dizerem ‘well done’ e a tequilha a ser tirada de um caldeirão", era um dos destaques da reportagem feita no final do jogo.
A 15 minutos do termo da partida, Carlos Manuel apontou o golo solitário que abria para a equipa lusa boas (mas não confirmadas!) perspectivas de passar à fase seguinte da prova. Mais um golo de Carlos Manuel que ficou para a história do futebol português, feito "a meias" com Diamantino, autor da jogada que lhe deu origem. Foi Diamantino quem, na altura, contou como tudo aconteceu:
"Eu andava à procura de uma oportunidade desde que se iniciou o jogo. Já tinha dito ao Álvaro, no intervalo, para me dar a bola no pé para uma jogada que fazíamos muito no tempo do Eriksson. Eu recuava, levando o defesa, e depois corria para a frente, recebia a bola e, quando o defesa aparecesse, já eu estava de frente e com a bola dominada. É uma jogada muito difícil para os defesas, que geralmente vão pela parte de dentro, convencidos de que vou para a linha de fundo. Então, virei-me rapidamente, meti a bola por entre as pernas do defesa e parti quase com a certeza de ir fazer o golo. Mas apercebi-me que não podia ser, pois o Shilton fechou o ângulo e os defesas correram para cobrir. Podia tentar cortar a bola com a parte de fora do pé, mas iria sem força e, de outra maneira, só se um defesa inglês metesse o pé e fizesse autogolo. Quando me apercebi disso, levantei a cabeça, vi uma camisola vermelha a correr (nem reparei que era o Carlos Manuel), a desmarcar-se para o segundo poste, e eu não tinha outra coisa a fazer se não oferecer-lhe o golo."
Carlos Manuel lembrou, também, depois de o jogo terminar, que "estava longe da jogada", mas, quando se apercebeu que o Diamantino passava pela defesa, começou a correr: "Vi saírem-lhe ao encontro dois defesas, tentei abrir a defesa para o cruzamento e apareço sozinho junto ao segundo poste... e foi só empurrar a bola."
Derradeiro jogo vai ser disputado no MetLife Stadium, em East Rutherford, em Nova Jérsia
Internacional espanhol estará ausente dos relvados até final da temporada, mas deve regressar a tempo do Mundial'2026
Secretário de Estado dos EUA reagiu depois de um responsável norte-americano ter sugerido que a Itália, que não se qualificou, poderia substituir o Irão, país devastado pela guerra
Treinador grego de 56 anos é o escolhido para suceder ao francês Hervé Renard e assumir o comando dos sauditas no Mundial'2026
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Polícia tem aconselhado os clubes a fazerem alterações por causa do duelo das águias com o Moreirense
Situação inusitada acontece já esta sexta-feira com a receção do Den Bosch ao ADO Den Haag, da 2.ª divisão
Coman foi o herói da meia-final ao apontar hat-trick. Ronaldo e Félix foram titulares
Médio francês diz que o português "é muito especial"