Clubes portugueses cedem 18 jogadores a oito seleções para a CAN

Diomande e Geny estão convocados para a CAN, que arranca no dia 21 e decorre até 18 de janeiro, em Marrocos; o Sporting tenta minimizar o impacto das ausências em maré de lesões
• Foto: Luís Manuel Neves

 Quinze clubes portugueses estão prestes a disponibilizar 18 futebolistas a oito das seleções participantes na Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025, que se realizará de 21 de dezembro a 18 de janeiro do próximo ano, em Marrocos.

Perante as ausências de Cabo Verde, único representante lusófono do continente que se qualificou para o Campeonato do Mundo de 2026, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola sobressaem em atletas oriundos de emblemas lusos, com seis e três, respetivamente, segundo as convocatórias reveladas até sábado pelas federações.

PUB

Os 'mambas' chamaram o defesa direito Diogo Calila (Santa Clara) e os dianteiros Geny Catamo (Sporting) e Witi (Nacional), todos envolvidos na I Liga, e o médio Keyns Abdala (Desportivo de Chaves B), proveniente do Campeonato de Portugal (CP), quarto escalão nacional, enquanto o guarda-redes Kimiss Zavala e o ponta de lança Chamito competem geralmente pelas equipas sub-23 de Marítimo e Académico de Viseu na Liga Revelação.

Moçambique integra o Grupo F, ao lado do Gabão, dos Camarões, vencedores por cinco vezes, e da Costa do Marfim, tricampeã e atual detentora do troféu, que elegeu o defesa central Ousmane Diomande (Sporting) e o lateral esquerdo Ghislain Konan (Gil Vicente).

A par dos bicampeões portugueses, os gilistas ficarão sem dois jogadores nas próximas semanas devido à CAN, com o central Jonathan Buatu a ladear o defesa canhoto Pedro Bondo (Famalicão) e o centrocampista Beni Mukendi (Vitória de Guimarães) em Angola.

PUB

Inseridos na 'poule' B, os 'palancas negras' têm pela frente o Egito, recordista de troféus, com sete, a Zâmbia e a África do Sul, campeã por uma ocasião e de Sphephelo Sithole, médio do Tondela, que disponibilizou também o lateral esquerdo Rémy Vita às Comores.

Os comorianos têm ainda Iyad Mohamed, centrocampista do Casa Pia, sendo opositores no Grupo A do anfitrião Marrocos e da Zâmbia, ambos com uma conquista, e do Mali, do central Sikou Niakaté (Sporting de Braga) e do defesa esquerdo Amadou Danté (Arouca).

Três vezes vencedora, a Nigéria recrutou Zaidu ao FC Porto, líder isolado da I Liga, num torneio em que enfrentará a Tunísia, com um troféu, o Uganda e a Tanzânia na 'poule' C.

PUB

Já no Grupo D, o médio Dokou Dodo, do 'secundário' Leixões, foi convocado pelo Benim para encarar o Senegal, triunfante em uma edição, o Botsuana e a RD Congo, bicampeã africana e possível oponente de Portugal no Mundial, caso vença a Nova Caledónia ou a Jamaica no primeiro trajeto da dupla repescagem intercontinental, em março, no México.

A 'poule' E é a única sem jogadores provenientes de clubes lusos, apesar de ter a Guiné Equatorial, um dos seis Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que se cruzará com a Argélia, detentora de dois sucessos, o Sudão, com um, e o Burkina Faso.

Ao contrário de 2021 e 2023, a principal competição africana de seleções não conta com treinadores portugueses e volta a concentrar 24 seleções, qualificando os dois primeiros colocados dos seis agrupamentos e os quatro melhores terceiros para os oitavos de final.

PUB

Substituto da Guiné Conacri, que tinha sido escolhida como país-sede da 35.ª edição da CAN, mas perdeu essa condição por razões estruturais, Marrocos repetirá a condição de anfitrião tomada em 1988, antes de coorganizar o Mundial2030 com Portugal e Espanha.

O torneio bienal não tem estreantes e está privado do tetracampeão Gana, terceiro mais titulado do palmarés, coincidindo pela primeira vez com o período de Natal e Ano Novo, face à realização do renovado Mundial de clubes no verão passado, nos Estados Unidos.

Por indicação da FIFA, e de maneira a diminuir o impacto nos clubes e nas seleções, os convocados para a CAN terão de ser dispensados pelas suas equipas até segunda-feira.

PUB

- Os 18 jogadores cedidos por clubes portugueses na Taça das Nações Africanas de 2025: Nome                   País                 Clube Sphephelo Sithole      África do Sul        Tondela Jonathan Buatu         Angola               Gil Vicente Pedro Bondo            Angola               Famalicão Beni Mukendi           Angola               Vitória de Guimarães Dokou Dodo             Benim                Leixões Iyad Mohamed           Comores              Casa Pia Rémy Vita              Comores              Tondela Ghislain Konan         Costa do Marfim      Gil Vicente Ousmane Diomande       Costa do Marfim      Sporting Amadou Danté           Mali                 Arouca Sikou Niakaté          Mali                 Sporting de Braga Kimiss Zavala          Moçambique           Marítimo sub-23 Diogo Calila           Moçambique           Santa Clara Keyns Abdala           Moçambique           Desportivo de Chaves B Geny Catamo            Moçambique           Sporting Witi                   Moçambique           Nacional Chamito                Moçambique           Académico de Viseu sub-23 Zaidu                  Nigéria              FC Porto

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de CAN Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB