1/5
O Peru carimbou o passaporte para as meias finais da Copa América ao vencer o Uruguai este sábado nos penáltis, 5-4 (0-0), tal como aconteceu sexta-feira com o Chile, o próximo adversário.
Suárez terminou o encontro em lágrimas. O avançado foi o primeiro jogador do Uruguai a bater os penáltis, após o 0-0 nos 90 minutos, tendo falhado.
Em São Salvador da Bahia, a seleção comandada por Oscar Tabarez, que voltou a deixar o defesa central do Sporting Sebastian Coates entre os suplentes, foi superior no número de oportunidades de golo, mas não conseguiu desfazer o 0-0 no tempo regulamentar, apesar de ter colocado a bola por três vezes dentro da baliza do Peru, mas nenhum foi validado.
De Arrascaeta, aos 29, Edinson Cavani, aos 59, e Luiz Suarez, aos 74, viram os lances invalidados pelo videoárbitro, que confirmou que os jogadores estavam em posição irregular.
Foi então preciso recorrer ao desempate através de penáltis, em que o Peru, com o antigo jogador de Sporting e Benfica André Carrilo no onze, acabou por ter mais sorte e revelar maior eficácia, cobrando os cinco pontapés da marca dos onze metros.
O guarda-redes peruano Pedro Gallese acabou por ser o herói da partida, ao defender a primeira penalidade do desempate, cobrada por Suárez.
O Peru vai agora disputar uma vaga na final da Copa América frente ao Chile, campeão em título, na quarta-feira, um dia depois de Brasil e Argentina se defrontarem na outra meia-final.
Em causa os incidentes na meia-final da Copa América no ano passado
Confusão no final do encontro com a Colômbia, para a meia-final da Copa América, culminou na suspensão dos jogadores
Em causa incidentes no jogo frente à Colômbia
Internacional francês condena cânticos entoados nas celebrações da vitória na Copa América
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
James Tavernier deixa críticas aos colegas após desaire com o Brann (0-3)