Amesterdão - As marcas do Campeonato da Europa são ainda bem visíveis nas ruas de Amesterdão. Ao longo de todo a cidade holandesa as marcas e alusões ao Euro-2000 são bem visíveis, apesar de a França já ter conquistado o ceptro há quase uma semana. A cidade está de "ressaca", bem como todo o país.
Ao circular pelas ruas de Amesterdão e convivendo diariamente com o povo holandês constata-se que não foi só o Europeu a deixar marcas mas também... Portugal. Ao identificarem-nos como originários da terra de Camões, os holandeses quase que se vêem na obrigação de nos reconfortar pelo facto de a nossa selecção não ter chegado mais longe na competição organizada sob a égide da UEFA. A forma cruel e inesquecível como os comandados de Humberto Coelho caíram aos pés dos gauleses é vista pelos holandeses como aquilo que melhor exemplifica o quanto o futebol tem de injustiça. Mais até que as grandes penalidades desperdiçadas, aqui em Amesterdão, pela "laranja mecânica" frente à Itália e que os impediu de poderem fazer a festa em casa. Ao contrário de Aigner, os holandeses queriam um final contra os portugueses a favor do espectáculo e como forma de culminar uma competição que acabou por ser um hino ao futebol.
Os lamentos e a amabilidade dos holandeses servem também para aumentar a nossa angústia. Contudo, está comprovado que Figo, Rui Costa, Nuno Gomes e os outros 19 convocados honraram de uma forma memorável o nome de Portugal. É que, a partir de agora, os holandeses deixaram de ver Portugal como a terra de Amália e Eusébio e cujas praias do Algarve permitem umas férias onde se encontra o tão desejado sol. Aos dois países resta a consolação de poderem reeditar a final desejada já nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo.
JOÃO RUI RODRIGUES e CARLOS PATRÃO, enviados especiais
Avançado suíço que atua no Benfica ‘copia’ lenda de águias e leões
Defesa do Benfica, de 34 anos, vai estar na prova que arranca a 11 de junho
Antigo jogador assegura que não quis cortar a bola com a mão no jogo com a França
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional