Pote convocado: estes são os 26 eleitos de Fernando Santos para o Euro'2020

Pote é a grande novidade na lista de 26 convocados de Portugal para o Euro'2020. O médio do Sporting e melhor marcador do campeonato estreia-se assim em listas de Fernando Santos, que chamou também William Carvalho, apesar de o médio ter jogado pouco pelo Betis esta temporada.

De resto, nota para o facto de o selecionador ter chamado apenas três centrais e três médios-defensivos. Consulte a lista completa em baixo, assim como as declarações de Fernando Santos na conferência de apresentação da lista.

PUB
Pote convocado: estes são os 26 eleitos de Fernando Santos para o Euro'2020

LISTA DE 26 CONVOCADOS:

PUB

LISTA DE 26 CONVOCADOS:

Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Rui Silva;

Defesas: João Cancelo, Nélson Semedo, José Fonte, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes e Raphäel Guerreiro;

PUB

Médios: Danilo, João Palhinha, Rúben Neves, Bruno Fernandes, João Moutinho, Renato Sanches, Sérgio Oliveira, William Carvalho e Pote

TUDO O QUE FOI DITO POR FERNANDO SANTOS NA CONFERÊNCIA: 

Último Europeu de Cristiano?

"É sempre muito difícil pensarmos assim com ele. É uma máquina. Tem muitos cuidados com ele. Eu já tive um grande prazer, a honra, o que lhe quiserem chamar de jogar com um grande amigo meu, o José Torres, que hoje, infelizmente já partiu, que Deus o tenha em descanso. Obviamente que o Estoril, aos 42 anos, não é o nível de jogar numa Seleção Nacional. Mas ainda ontem vimos, está bem que é guarda-redes, que conseguiu ganhar a Taça de Itália. E Cristiano à forma como se cuida, como se trata, nunca podemos dizer que sim ou não. Há muitos fatores. Vai depender muito da sua motivação. Acredito que estará no próximo Mundial. Depois, se continua ao próximo europeu, acho que depende muito de como estará psicologicamente preparado. Mas também fisicamente. Mas o futuro também não conseguimos prever."

PUB

Último Europeu de Cristiano?

William Carvalho leva apenas 169 minutos e oito jogos esta época

"Alternativas tinha, obviamente que há jogadores que podiam assumir o lugar do William. Entendo que o William tem coisas que só o William tem. Eu tenho a minha perspetiva sobre o William. Acho que não temos em Portugal ninguém com as características do William. É um jogador com muita polivalência e, achando isso, entendi que o devia convocar."

Em caso de infelicidade, quem está em 'stand-by'? E o regresso de Benzema na seleção francesa?

"Benzema? É uma ótima notícia. Jogarem os melhores é sempre uma ótima notícia. Nós também temos um que marcou 29 golos em menos jogos. Não me vou agora preocupar com o regresso do Benzema. O selecionador de França, se calhar, não deixou mais 10 de fora, deixou mais 15. A Itália leva 30 jogadores para estágio. É natural que fique muita gente de fora. Não vejo nenhum inconveniente. Portugal não tem receio. Como vamos nós colocarmo-nos como candidatos e depois termos medo dos adversários. O respeito é mútuo. Portugal começou a ser respeitado pela qualidade da equipa e dos jogadores. Quanto à primeira parte da pergunta, não vou dar a resposta. Mas há uma lista de jogadores que em caso de uma anormalidade seriam chamados. Desde o guarda-redes até lá para a frente. Mas existe uma lista."

William Carvalho leva apenas 169 minutos e oito jogos esta época

PUB

Em caso de infelicidade, quem está em 'stand-by'? E o regresso de Benzema na seleção francesa?

Experiência e idades foi fundamental na escolha dos jogadores?

"Onze campeões europeus na lista? Não achava que fossem tantos (risos). É bom sinal. É sinal que eram jovens nessa altura. É verdade que havia muitos jovens. Houve muitos que chegaram com 21, 22 anos. São jogadores que têm 26 ou 27 anos, estão na fase de maturação de um futebolista. Cristianos, Moutinhos, são jogadores mais experientes."

Foi esta a convocatória com menos dores de cabeça?

PUB

"Isso é muito discutível. Para 2016 levei 23 mas também tinha 30 antes da lista final. Tivemos vários casos de lesão que impediram alguns jogadores de serem convocados. Não foi um convocatória fácil. Sou apologista dos 23. É um bom número, com a premissa de todos poderem estar no banco. Isso é motivação constante. Quem está no banco está sempre na iminência de poder jogar. Pela primeira vez, num contexto diferente e para o qual eu acabei por concordar, admito e aceito que o número tivesse sido alargado. Mas é uma gestão diferente, porque terei de deixar três jogadores de fora. É uma gestão de clube. Só que no clube há mais competições, é uma gestão mais flexível. Quando se joga tem-se a motivação em alta. Este Europeu vai trazer esta condicionante de deixar sempre três jogadores de fora. Pensamos em quem eram os 23 que levávamos, não vou agora dizer quais são, depois fomos encaixando jogadores que acreditamos que nos podem ser úteis nos jogos, quer como titulares ou como suplentes."

A chamada de William Carvalho

"A dúvida que eu coloquei foi um pouco ao contrário. Nessa altura disse logo que na última convocatória não poderia ser convocado porque não tinha tempo para observar. É uma exceção aos métodos de avaliação, não tem tido uma utilização que é regular. Mas eu conheço a qualidade do jogador. É uma questão de opção. Não está lesionado. Não tem jogado por uma questão de opção, não de lesão. Há jogadores que jogam mais com um treinador do que com outro. Pode trazer-nos coisas importantes. Numa convocatória de 26, pareceu-me que podia continuar a apostar no William."

A chamada de William Carvalho

Posicionamento de Pote. Será utilizado como médio ou avançado?

"Pedro Neto? Não falo de quem não está. Não é correcto, quando tenho aqui 26 anunciados. Sobre Pote, acho que estão lá quatro mas nenhum igual, dos quatro todos têm características diferentes. Queria jogadores diferenciados. No Sporting jogam com 3 centrais e por isso os alas são os laterais. Se olharmos para aqui, o Jota, o Rafa, o Guedes e o Pedro não tem as mesmas características, são diferentes. Também nos médios procurámos isso. Os homens da frente também são distintos. Queríamos, sim, soluções várias. Os treinos depois dirão o resto."

Portugal assume a candidatura como em 2016?

"Eu fiz essa afirmação mas nunca antes de começar o Campeonato da Europa. Fui reafirmando-a sempre e hoje já a reafirmei aqui. Tenho a convicção que a equipa de todos nós acreditamos que é possível e temos essa ambição, de voltar a lutar pela conquista do título. Se no decorrer da prova eu entender que devo voltar a fazer, farei. Apenas se eu entender."

PUB

Posicionamento de Pote. Será utilizado como médio ou avançado?

Portugal assume a candidatura como em 2016?

Nova explicação sobre a chamada de Pote

"Pedro Gonçalves já está nesta lista, de uma forma mais forte, desde a última convocatória. Tinha feito uma boa temporada no Famalicão, mas foi um jogador que fomos analisando no Sporting. Era preciso analisá-lo em confrontos de outra ordem. Eu próprio me desloquei ao Estádio para observar. Já esteve muito próximo na última convocatória. O jogo da última noite não teve qualquer influência."

PUB

Nova explicação sobre a chamada de Pote

Situação de Diogo Jota

"A informação que tenho é que está clinicamente apto e dia 27 começa a treinar com os colegas. Quando soubemos da questão o dep. clínico entrou em ação. Quando chegámos de manhã analisámos todos os jogadores atráves da unidade de saúde e performance."

PUB

Dificuldades em fazer a convocatória e Otávio

"Eu percebo e compreendo muito bem a pergunta. Mas não foi só o Otávio. Se fosse simples, entregava os nomes lá cima e estava despachado. As convocatórias não resultam da análise de um dia, dois ou três. Ontem ainda tinhamos trinta e um jogadores. Esses 23 acrescentei outros três em termos de polivalência. Se tivesse que falar de um jogador em particular, teria de falar em mais sete ou oito. Sou extremamente grato aos jogadores. Cada convocatória é uma convocatória. Compete-me a mim fazer as opções. Se eles estavam dentro do leque de opções é porque gostei. Tem a ver com a montagem do puzzle, não tem a ver com qualidade. Se não tivesse qualidade, não tinha analisado."

Chamada de Pote

PUB

"Não o tendo visto em contexto de Seleção, tenho todas as informações necessárias do Pedro e também do Rui [Silva]. Todas as informações que eu precisava, também as tenho comigo, ao contrário do que aconteceu na última convocatória, nessa entendi que não era a altura certa e também tendo em conta por tudo o que fez. Está aqui pela qualidade que tem, obviamente."

Seleção parte como favorita?

"Não nos faz favoritos. Somos campeões, é um orgulho para o povo português, infelizmente não tão de perto. Mas o povo português estará a apoiar-nos, tal como em 2016 e 2018. Foi mérito da equipa, mas também pelo apoio dos portugueses. Esse apoio, essa determinação, leva-nos a assumir o mesmo compromisso. Vamos continuar a assumirmo-nos como candidatos. Depois veremos o que vai acontecer. Parto com a mesma convicção de que podemos ser campeões da Europa."

PUB

Três médios-defensivos

"Danilo é o médio da Seleção. Agora, quer Danilo, quer Palhinha, quer William Carvalho, seja preciso podem cumprir essa posição. Não fazia nenhum sentido. Sempre o vi como médio e sempre jogou como médio. Agora, em termos de polivalência, sim. É mais uma opção. Na Liga das Nações levei três defesas-centrais. A minha convocatória estava feita ontem no final do dia, depois de oito horas de discussão com os meus adjuntos, tendo em conta aquela que será a nossa forma de jogar. Foi esta a lista que eu tinha ontem e é esta que eu vou seguir."

Felicitações ao Sporting e a subida de divisão do Estoril

PUB

"Queria aproveitar para felicitar o Sporting, desde a direção aos roupeiros pela conquista do campeonato nacional. Depois, não podia deixar de congratular um dos meus clubes, o Estoril, e a subida de divisão."

LISTA DE 26 CONVOCADOS:

Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Rui Silva;

PUB

Defesas: João Cancelo, Nélson Semedo, José Fonte, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes e Raphäel Guerreiro;

Médios: Danilo, João Palhinha, Rúben Neves, Bruno Fernandes, João Moutinho, Renato Sanches, Sérgio Oliveira, William Carvalho e Pote

Avançados: André Silva, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Gonçalo Guedes, João Félix e Rafa Silva.

PUB

------------------------------------------------------

Começa o anúncio dos convocados!

Fernando Santos anuncia às 20h15 os convocados para a fase final do Europeu’2020, adiado para 2021 devido à pandemia da Covid-19 . E uma vez que a UEFA decidiu aumentar de 23 para 26 o número de jogadores eleitos por cada seleção – de modo a precaver o possível aparecimento de casos positivos –, há espaço para uma ou duas surpresas entre os nomes que vão defender o título.

PUB

A lista deve ser semelhante à que foi divulgada em março para os primeiros três jogos de apuramento para o Mundial’2022, mas há uma baixa nesse lote de 25 jogadores: Pedro Neto. O extremo do Wolverhampton sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo e falha a competição

A fase final do Euro’2020 realiza-se de 11 de junho a 11 de julho, e Portugal integra o Grupo F, defrontando a Hungria (15 de junho, em Budapeste), a Alemanha (19, em Munique) e a França (23, em Budapeste). Antes da competição a Seleção Nacional vai disputar dois jogos de preparação, com a Espanha (4 de junho, em Madrid) e Israel (9 de junho, em Alvalade).

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Euro 2020 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB