Ricardo Carvalho em destaque em Espanha

• Foto: FPF

Tem duas épocas como adjunto de André Villas-Boas no Marselha e leva um ano e meio com as mesmas funções, mas sob o comando de Roberto Martínez e na Seleção Nacional. Para trás fica uma carreira superlativa enquanto defesa-central e, pela frente, está muito provavelmente a liderança técnica. Também por isso, Ricardo Carvalho foi protagonista de uma reportagem em Espanha.

É mesmo o portal ‘Relevo’ quem revela que o adjunto da Seleção Nacional recebeu propostas para ser treinador principal. E recusou-as. O motivo? "Decidiu apostar no regresso à Seleção Nacional para cumprir um papel importante no organograma técnico de Roberto Martínez", escreve a referida publicação.

PUB

Apresentado como o "mais fiel escudeiro de José Mourinho", por ter sido o jogador que mais vezes foi dirigido pelo Special One (281 jogos), Ricardo Carvalho é recordado por ter jogado em colossos do futebol mundial como o Real Madrid e o Chelsea, mas também por ter sido, entre 2019 e 2021, "o braço direito de um dos treinadores mais próximos de Mourinho", o agora presidente do FC Porto, André Villas-Boas.

Mais concretamente sobre a presença de Portugal no Campeonato da Europa, Ricardo Carvalho é apontado como o principal conselheiro de Roberto Martínez, nomeadamente em questões de ordem tática relacionadas com a defesa.

O ‘Relevo’ cita ainda uma fonte próxima ao antigo central que garante que "Carvalho já era um jogador muito inteligente, que antecipava tudo, e mantém essas virtudes como treinador".

PUB

Apesar da curta carreira de treinador, Ricardo Carvalho já conhece dois contextos bem distintos, o de clubes e o de seleções, mas em ambos os casos sob comando de treinadores experientes como Villas-Boas e Roberto Martínez. O passo seguinte passará naturalmente pela liderança técnica, mas o adjunto continua totalmente focado na missão Euro’2024.

Por Nuno Barbosa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Euro 2024 Notícias
PUB