Artur Soares Dias: «Fazer uma dobradinha no Europeu é um orgulho para o futebol português»

Artur Soares Dias: «Fazer uma dobradinha no Europeu é um orgulho para o futebol português»

Artur Soares Dias não esconde o orgulho por representar a arbitragem portuguesa no Euro'2024. O juiz internacional, de 44 anos, está de partida para a Alemanha na companhia dos árbitros assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, sendo que o VAR Tiago Martins viaja a partir de Lisboa.

"Vou com uma vontade imensa de representar Portugal, um orgulho enorme. Depois de tantos mundiais e Jogos Olímpicos é um momento épico. Fazer uma dobradinha no Europeu é um orgulho para o futebol português e para a nossa arbitragem. Estamos recheados de talento e competência. Só temos de a saber valorizar, criar valor, agregar e congregar", afirmou Soares Dias aos jornalistas no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto

PUB

"Espero representar Portugal da melhor forma, é sempre o que tenho na mente, valorizar o futebol português. É o nosso objetivo número 1, não só nosso, mas também das entidades que nos apoiam, o Conselho de Arbitragem, a FPF, todos os técnicos, todos os que estão atrás. Sou só uma cara visível de muita gente que trabalha", comentou, destacando o "espírito de confiança" que reina na equipa. "Espírito de confiança, sempre. Um árbitro tem de ser muito confiante, saber lutar, construir, é o que levamos na bagagem", assinalou.

Artur Soares Dias que "passar despercebido" e diz que "se Portugal for à final é um orgulho e alegria imensas". Gostaria de arbitrar na fase a eliminar, após os grupos, depois de ter dirigido dois encontros na fase de grupos do Euro'2020 e diz mesmo estar "em muito boa forma", recordando a presença na recente final da Liga Conferência, entre Fiorentina e Olympiacos.

PUB

"À semelhança dos jogadores, os desempenhos e resultados é que contam. Estamos num restrito lote de 18 árbitros europeus [n.d.r: há um 19.º juiz, mas da Argentina], é fruto dos desempenhos que vamos conseguindo ao longo dos jogos. De vez em quando estamos em forma, outras vezes não estamos em forma, sendo certo que acho que estou em muito boa forma. A final europeia foi um momento marcante e espero continuar em forma de modo a conseguir representar da melhor forma Portugal", disse o árbitro filiado na AF Porto. 

"Um autêntico Big Brother"

A equipa de arbitragem portuguesa viaja para Frankfurt e é nessa cidade que ficarão instalados todos os elementos da arbitragem do Euro'2024. "O dia a dia será de preparação, de estudo das equipas, de trabalho. É um Big Brother autêntico de valorização, de trabalho, dedicação, empenho para conseguirmos ter 90 minutos ao melhor nível possível. É mesmo um Big Brother, com nomeações incluídas, dois dias antes saberemos o destino que nos calha, fruto do desempenho nos treinos e preparação. É assim que funcionará", apontou o juiz, que nos últimos anos tatuou os símbolos do Euro'2020, dos Jogos Olímpicos de 2020 e, mais recentemente, da final da Liga Conferência que arbitrou. "Após este Europeu, farei mais uma seguramente", atirou.

PUB

Por André Gonçalves
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Euro 2024 Notícias
PUB