Marrocos qualificou-se na quarta-feira para uma inédita final do Mundial de sub-20, ao vencer a França no desempate por penáltis (5-4), após empate 1-1 no final do tempo regulamentar e do prolongamento da primeira meia-final.
Em Valparaíso, no Chile, os africanos concretizaram cinco dos seis pontapés - o terceiro através do avançado Yassir Zabiri, do Famalicão -, contra quatro em seis tentativas dos gauleses, pelos quais o defesa central Steven Baseya, do Alverca, foi suplente utilizado.
Antes do desempate, o primeiro na 24.ª edição da prova, Marrocos adiantou-se aos 32 minutos, quando Zabiri atirou ao poste na conversão de uma grande penalidade e a bola ressaltou para as costas do guarda-redes Lisandru Olmeta, entrando na baliza francesa.
Os 'bleus', campeões em 2013, igualaram aos 59 minutos, por Lucas Michal, que chegou ao quinto golo e alcançou o colombiano Néiser Villarreal e o norte-americano Benjamin Cremaschi na liderança dos melhores marcadores do Campeonato do Mundo de sub-20.
Num jogo em que Marrocos utilizou os três guarda-redes disponíveis - o titular lesionou-se na segunda parte, enquanto o primeiro suplente foi rendido por opção técnica na reta final do prolongamento -, a França ficou em inferioridade numérica aos 107 minutos, devido à expulsão com duplo cartão amarelo do Rabby Nzingoula, lançado em campo já aos 87.
Os africanos já superaram a sua melhor prestação, fixada em 2005, quando perderam nas 'meias' e terminaram no quarto lugar, esperando agora pelo desfecho do encontro entre a Argentina, recordista de cetros, com seis, e a Colômbia, que se defrontam em Santiago, sob arbitragem do português João Pinheiro, com o vencedor a rumar à final de domingo.
Marrocos vai tentar suceder ao Uruguai, campeão em 2023, e tornar-se o segundo país africano a ganhar a prova, depois do Gana, em 2009, ao passo que a França falhou o regresso à final, 12 anos depois do seu único êxito, e luta no sábado pelo terceiro lugar.
Ausente do Mundial de sub-20 de 2025, Portugal é uma das terceiras seleções mais tituladas, com triunfos seguidos em 1989, na Arábia Saudita, e em 1991, como anfitrião.
Craque deixa palavras de alento aos jovens que representaram o país na prova
Othmane Maamma até veste a camisola 7
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Extremo está a dar nas vistas no Mundial-20, no Chile, admitindo estar feliz e confiante para a final com Marrocos
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar