O selecionador nacional, Paulo Bento, regressa hoje a Lisboa depois de nos últimos dias ter visitado todos os três estádios onde Portugal vai disputar os jogos do Grupo G na fase final do Mundial do próximo ano. O técnico esteve acompanhado por Carlos Godinho, diretor de futebol da FPF, e um representante da agência de viagens que presta serviços à entidade, tendo ainda visitado pelo menos mais uma alternativa para o quartel-general da Seleção Nacional durante a competição no Brasil.
Depois do sorteio da passada sexta-feira, Paulo Bento e Carlos Godinho fizeram visitas detalhadas aos três estádios que vão receber os jogos de Portugal. As vistorias começaram pelo Arena Fonte Nova, em Salvador (onde a Seleção Nacional defrontará a Alemanha a 16 de junho), continuaram no Arena Amazónia, em Manaus (onde Portugal joga com os Estados Unidos a 22 de junho) e terminaram ontem em Brasília, com a visita ao Estádio Nacional Mané Garrincha (palco do jogo com o Gana, a 26 de junho).
O selecionador nacional teve ainda oportunidade de visitar um possível local para base da equipa nos arredores de Fortaleza, mas ao que Record apurou, a escolha do local que servirá de quartel-general só será feita até final da próxima semana quando, já em Lisboa, o técnico, o diretor de futebol e os demais responsáveis da FPF se reunirem para analisar detalhadamente as várias alternativas em cima da mesa.
Muitas opções
As visitas agora efetuadas vieram complementar outras realizadas por Carlos Godinho ainda antes dos jogos do playoff com a Suécia. Nessa altura, o diretor de futebol da FPF visitou cerca de meia dúzia de locais, de norte a sul do Brasil, tendo referenciado três deles como prioritários para a FPF. Agora, Godinho não só mostrou alguns desses locais a Paulo Bento (antes do sorteio final da passada sexta-feira) como avançou com o selecionador para uma série de novas inspeções, que ficarão concluídas hoje, antes do regresso a Lisboa.
Depois das duas séries de inspeções, pode dizer-se que os responsáveis da FPF poderão escolher entre seis alternativas diferentes, quase todas com boas condições de trabalho e repouso para a Seleção Nacional, pelo que o fator de proximidade geográfica com as cidades onde se vão disputar os jogos do Grupo G poderá ter alguma influência.
Portugal vai jogar sempre “em casa”
Paulo Bento confirmou in loco que o entusiasmo dos adeptos de Salvador, Manaus e Brasília em receber a Seleção Nacional é enorme. “Portugal vai jogar em casa”, disse Miguel Capobianco Neto, coordenador geral de operações do Mundial em Manaus, durante a visita da delegação da FPF. Em Salvador, o cônsul-geral de Portugal, José Manuel Lomba, disse a Record que não havendo jogos da seleção do Brasil naquela cidade “sem dúvida que até os adeptos brasileiros vão apoiar Portugal, como seria de esperar”. As organizações portuguesas locais estão já a preparar ações de acolhimento.
Antigo avançado assume que dali em diante comeu sempre como o médio
Elementos da seleção russa que participou no Mundial'2014 estão a ser investigados
Nicola Rizzoli orientou as duas partidas...
O mítico estádio do Maracanã e o Arena Pernambuco figuram entre os estádios em causa, de acordo com um comunicado do Cade.
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo