_
Os Estados Unidos deram sexta-feira um passo importante rumo à fase final do Mundial 2018 ao golearem em casa o Panamá por 4-0, na abertura da nona e penúltima ronda de qualificação da CONCACAF.
Em Orlando, a formação comandada por Bruce Arena resolveu bem cedo um embate que precisava de ganhar para saltar para os lugares de apuramento direto, com dois golos nos primeiros 20 minutos, obra de Christian Pulisic e Jozy Altidore.
Pulisic marcou o primeiro, aos oito minutos, após assistência de Altidore, que apontou o segundo, aos 19, servido pelo jogador do Borussia Dortmund. Aos 43, o avançado do Toronto FC bisou, num penálti à Panenka, e acabou com o encontro.
Os dois protagonistas viriam a ser substituídos na segunda parte, Pulisic aos 57 minutos e Altidore aos 73, sendo que, pelo meio, aos 63, Bobby Wood apontou o quarto dos norte-americanos.
Com este resultado, os Estados Unidos subiram ao terceiro posto da zona CONCACAF, com 12 pontos, contra 15 da Costa Rica, que garante o apuramento se pontuar hoje na receção às Honduras, e 18 do já apurado México, anfitrião de Trindade e Tobago.
O Panamá caiu para o quarto posto, com 10 pontos e uma desvantagem de sete golos em relação aos Estados Unidos, enquanto as Honduras somam nove e também estão na corrida. Podem igual os norte-americanos, mas também têm 12 tentos de atraso.
Na última ronda, marcada para terça-feira, os Estados Unidos deslocam-se a Trindade e Tobago, o Panamá recebe a Costa Rica e as Honduras jogam em casa com o México.
Por LusaOs Estados Unidos falharam o acesso ao Mundial'2018 e a primeira consequência desse facto surgiu esta sexta-feira
Jogam-se as segundas eliminatórias...
Face às reviravoltas dos rivais, os Estados Unidos falham o Mundial pela primeira vez desde 1986
Ainda sem qualquer minuto no Sporting e sem sequer se treinar nos leões
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países