Face às reviravoltas dos rivais, os Estados Unidos falham o Mundial pela primeira vez desde 1986
O Panamá garantiu na terça-feira a última vaga direta da CONCACAF para o Mundial'2018, ao bater em casa a Costa Rica por 2-1, enquanto os Estados Unidos caíram, ao perderem em Trindade e Tobago.
Os norte-americanos só dependiam de si para se juntarem a México e Costa Rica, mas tombaram no reduto da única seleção que já estava eliminada, falhando até o 'playoff', face à Austrália, garantido pelos Honduras, com um 3-2 na receção ao México.
Os panamianos - segundos estreantes, depois da Islândia - aproveitaram e subiram ao terceiro posto, depois de terem estado a perder com a Costa Rica, que, com o 'leão' Bryan Ruiz no 'onze' (saiu aos 69 minutos), marcou aos 36, por Johan Vanegas.
Na segunda parte, o Panamá logrou, no entanto, dar a volta ao resultado, com tentos de Gabriel Torres, aos 52 minutos, e de Roman Torres, que virou 'herói', ao marcar aos 88.
O segundo golo dos panamianos roubou o apuramento direto às Honduras, que somaram os mesmos 13 pontos do Panamá, mas com pior diferença de golos (13-19 contra 9-10).
Os hondurenhos estiveram a perder duas vezes com o México, por culpa dos tentos de Oribe Peralta (17 minutos) e Carlos Vela (37), mas acabaram por vencer, com tentos de Alberth Elis (34), Guillermo Ochoa (53, na própria baliza) e Romell Quito (60).
Na formação 'azteca', foram titulares os portistas Layún e Herrera (assistência para o segundo golo) e o benfiquista Raúl Jiménez (passe para o primeiro), enquanto o também 'azul e branco' Corona entrou aos 67 minutos.
Face às reviravoltas dos rivais, os Estados Unidos falham o Mundial pela primeira vez desde 1986, num jogo em que chegaram ao intervalo a perder por 2-0, face a um autogolo de Omar Gonzalez (17 minutos) e um tento de Alvin Jones (37).
Na segunda metade, logo aos 47 minutos, Christian Pulisic ainda reduziu, mas o 'onze' de Bruce Arena não conseguiu chegar à igualdade, que lhe valeria uma oitava presença consecutiva na fase final e 11.ª da sua história.
Os panamianos juntam-se a Brasil, Irão, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polónia, Egito, Sérvia, Islândia, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Colômbia e à Rússia.
O Mundial de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho de 2018.
Os Estados Unidos falharam o acesso ao Mundial'2018 e a primeira consequência desse facto surgiu esta sexta-feira
Jogam-se as segundas eliminatórias...
Face às reviravoltas dos rivais, os Estados Unidos falham o Mundial pela primeira vez desde 1986
Ainda sem qualquer minuto no Sporting e sem sequer se treinar nos leões
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam