A Argentina, campeã mundial em título, venceu na última madrugada o Chile por 1-0, em Santiago, na 15.ª jornada da zona sul-americana de apuramento para o Mundial de 2026, deixando a roja quase fora da fase final.
Um golo de Julián Alvarez, com um toque subtil por cima do guarda-redes Brayan Cortés, depois de isolado por Thiago Almada, aos 16 minutos, selou o triunfo do conjunto 'albi-celeste', que já tinha assegurado o apuramento.
A Argentina ainda poderia ter aumentado a vantagem na primeira parte, nomeadamente por Giuliano Simeone (34 minutos) e Thiago Almada (44).
Depois do intervalo, o Chile melhorou e ameaçou várias vezes o empate, nomeadamente por Lucas Cepeda, aos 60, 64 e 74 minutos, com os argentinos a reagir por Messi, que entrou aos 57 e fez uma passe brilhante a isolar Simeone, para este falhar, aos 83.
Na classificação, e após os primeiros três jogos da 15.ª ronda, lidera a Argentina, agora com 34 pontos, mais 10 do que o Equador (0-0 na receção ao Brasil, que estreou o italiano Carlo Ancelotti como treinador) e o Paraguai (2-0 ao Uruguai).
Matías Galarza, de cabeça, aos 13 minutos, numa jogada iniciada com uma perda de bola do leão Maxi Araújo (jogou todo o jogo), e Julio Enciso, aos 81, de penálti, cometido sobre ele por Ronald Araújo, de forma infantil, selaram o triunfo dos paraguaios.
O Brasil (quarto, com 22 pontos) e o Uruguai (quinto, com 21) seguem nos lugares imediatos, mas podem ser ultrapassados hoje pela Colômbia (sétima, com 20), que recebe o Peru (nono, com 10).
Os colombianos ocupam o último lugar de apuramento direto, enquanto a Venezuela (sétima, com 15 pontos) está em posição de play-off, um ponto à frente da Bolívia (oitava, com 14), antes do confronto direto de hoje, em Maturín.
Nos dois últimos lugares, e muito perto de dizer adeus ao Mundial'2026, estão o Peru e o Chile (10.º, com 10 pontos).
Por LusaMédio do Bodø/Glimt elogia o jogador do Benfica e não teme a sua concorrência na corrida por um lugar no Mundial
Capitão do Sp. Braga vive grande momento de forma e alimenta sonho de voltar à Seleção
Guarda-redes alemão será intervencionado aos isquiotibiais
Médio sentia que "não conseguia respirar" no momento em que anunciou a retirada do futebol internacional
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Campeão PSG lidera a lista
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Benfica foi quem mais amealhou
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Ortopedista que operou Ibra ou Benzema esteve em Portugal e destaca a evolução no tratamento da lesão