As novidades, as restrições e o calendário dos jogos: o guia sobre o sorteio do Mundial'2026

48 seleções vão lutar pela conquista do Mundial'2026
• Foto: AP

Falta pouco mais de meio ano para ser dado o pontapé de saída no Campeonato do Mundo de 2026. O torneio de seleções, que pela primeira vez contará com a participação recorde de 48 equipas, decorre entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano, mas é já esta sexta-feira que ficará definida grande parte da fase final da competição.

A partir das 17 horas (horário de Portugal continental), a FIFA irá transmitir o sorteio da fase de grupos do Mundial'2026, um evento que contará com algumas novidades que Record tratará de explicar, neste artigo, ponto por ponto. Tendo em conta a densa informação que neste momento existe sobre a forma como o sorteio irá desenrolar-se, o nosso jornal compromete-se a explicar da forma mais sucinta possível para que amanhã não se sinta perdido e saiba tudo na ponta da língua, como um verdadeiro especialista.

PUB

Tal como já adiantámos, o Campeonato do Mundo do próximo ano terá um total de 48 seleções participantes. Estes países serão divididos em 12 grupos com quatro equipas, com grande parte desta base a ser determinada pelo ranking atual da FIFA. Contudo, existem exceções: os três anfitriões (EUA, México e Canadá) e as seleções que irá qualificar-se para esta fase final fruto dos playoffs. Pode consultar os potes, .

Os seis playoffs:

PUB
PUB
PUB
Os potes para o sorteio do Mundial'2026
As novidades, as restrições e o calendário dos jogos: o guia sobre o sorteio do Mundial'2026
PUB

As 48 seleções participantes irão dividir-se em quatro potes. Os 12 grupos contarão com um seleção de cada um desses potes. Primeiro serão sorteadas as seleções integradas no Pote 1, onde estão integrados os três anfitriões, que 'gozam' de um estatuto especial e têm já definidos os seus grupos. O México está incluído no Grupo A, o Canadá no Grupo B e os Estados Unidos no Grupo D.

Estas três seleções terão bolas especialmente identificadas para indicar o estatuto especial que têm no sorteio, que ajuda a garantir que todas disputam todos os seus jogos na fase de grupos nos seus países.

PUB

Concluído o Pote 1, o sorteio irá prosseguir com as seleções do Pote 2, do Pote 3 e, por fim, do Pote 4.

Pela primeira vez num Campeonato do Mundo de futebol, as quatro seleções melhores classificadas no ranking da FIFA (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) terão um estatuto especial na competição. Porém, para usufruírem deste estatuto especial - que vamos explicar de seguida -, as quatro seleções terão de vencer os respetivos grupos.

PUB

E que estatuto especial é esse? Com a permissa de garantir espetacularidade na fase final do torneio, a FIFA determinou que estas quatro seleções não poderão defrontar-se antes das meias-finais. Portanto, cada um destes quatro países será sorteado para um grupo de um quadrante de cor diferente na tabela. A Espanha (1.ª) e a Argentina (2.ª) têm de estar em metades diferentes do emparelhamento, de modo a que apenas se possam defrontar na final do torneio. O mesmo acontece com a França (3.ª) e a Inglaterra (4.ª). Ou seja, caso vençam os seus grupos, cada uma destas seleções será colocada num quadrante de cor diferente.

Mundial'2026: o caminho até à final, com os quatro quadrantes do emparelhamento

Ainda assim, este estatuto não significa propriamente um torneio mais simples e fácil. Cada quadrante tem um possível confronto nos oitavos de final entre dois vencedores de grupo, o que significa que um cabeça-de-série poderá muito bem defrontar uma outra seleção do Pote 1. Em sentido contrário, ser sorteado para os Grupos C, F, H ou J, parece ser potencialmente mais favorável, até porque se evita um confronto com um vencedor de Grupo até aos quartos de final.

PUB

Se Espanha, Argentina, França ou Inglaterra não terminarem no 1.º lugar do respetivo grupo, perderão este estatuto especial no torneio.

Regra geral não poderá haver mais do que uma seleção da mesma confederação por grupo. Contudo, esta 'regra' não se aplica a todas as 16 seleções que representam a UEFA. Tendo em conta que existem mais seleções europeias que grupos (12), há sempre a garantia que quatro grupos terão duas nações da UEFA.

PUB

A lista de constrangimentos do sorteio poderá levar a um impasse, algo que acontece quando não é possível assegurar a conclusão do sorteio seguindo os regulamentos, e tudo poderá ser provocado tendo em conta os playoffs da FIFA, com seleções que irão para o Pote 4. Os dois caminhos (1 e 2, que estão explicados na lista com os seis playoffs) têm uma seleção da Concacaf, excluindo desde logo os grupos que contarão com Estados Unidos (Grupo D), México (Grupo A), e Canadá (Grupo B), assim como o Grupo que será atribuído ao Panamá (Pote 3), também representante da Concacaf.

A grande complicação está mesmo relacionada com as seleções que surgem destes dois playoffs, até porque poderá chegar a um momento do sorteio em que seja praticamente impossível continuar a cumprir o regulamento.

Assim que os dois primeiros potes forem sorteados, o computador terá de garantir que existe pelo menos um grupo com duas seleções europeias ou com uma europeia e uma africana. Assim, quando se iniciar o sorteio do Pote 3, haverá duas possibilidades:

PUB
A posição do grupo por pote já está determinada e não será decidida por sorteio
PUB

Cada seleção sorteada será colocada no primeiro grupo disponível, respeitando naturalmente as restrições do sorteio, e seguida uma ordem alfabética. Espanha, Argentina, França e Inglaterra serão, então, colocadas, cada uma, no respetivo quadrante que evite confrontos entre qualquer uma destas seleções até às meias-finais.

Por sua vez, os países cabeças-de-série irão todos para a posição 1, com uma grelha já pré-determinada que irá definir os jogos pela cor que cada Pote tem neste sorteio - as seleções do Pote 1 têm uma cor vermelha, as do Pote 2 têm uma cor laranja, as do Pote 3 uma cor amarela e as do Pote 4 uma cor verde, como é visível na imagem abaixo.

PUB

O jogo de abertura do Campeonato do Mundo colocará frente a frente as seleções A1 e A2, pelo que México irá defrontar ainda uma seleção a determinar neste sorteio. O encontro, esse, realiza-se a 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Quando serão divulgados os locais e os horários dos jogos de cada grupo?

Apesar de os grupos e as datas dos jogos do Mundial'2026 ficarem definidos já na sexta-feira, será apenas no sábado, pelas 17 horas (horário de Portugal continental), com novo sorteio a ser transmitido pela FIFA (e acompanhado ao minuto por Record) que serão conhecidos os locais e os horários de todos os encontros do torneio. As únicas exceções são os grupos A (México), B (Canadá) e D (EUA), que já conhecem os estádios onde irão jogar.

PUB

Ainda assim, todos os 12 grupos irão jogar seguindo esta ordem:

PUB

O evento desta quinta-feira contará com a presença de várias personalidades do mundo do desporto e não só. A cerimónia, que decorrerá em Washington, contará com a apresentação da modelo Heidi Klum, do comediante e ator Kevin Hart e ainda do produtor Danny Ramirez.

PUB

Antes do sorteio, haverá espaço para atuações musicais ao vivo de Andrea Bocelli, Robbie Williams e Nicole Scherzinger, mas também para discursos de Gianni Infantino, presidente da FIFA, e Donald Trump, presidente dos EUA, este último que deverá receber o novo 'Prémio da Paz - O Futebol Une o Mundo' da FIFA.

Antes do início do sorteio, que contará com a presença de Rio Ferdinand, antiga figura do futebol inglês e do Manchester United, haverá ainda a apresentação de cada uma das seleções presentes da fase final do torneio. Ao ex-internacional inglês juntar-se-ão ainda figuras como Tom Brady, Wayne Gretzky, Aaron Judge e Shaquille O'Neal.

O evento vai fechar com chave de ouro, com uma atuação dos Village People, que subirão ao balco para encerrar a transmissão com o tema 'YMCA'.

PUB

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Mundial 2026 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB