O 'Aftonbladet' dá, nas últimas horas, conta da revolta dos jogadores da seleção da Suécia com o agora ex-selecionador Jon Dahl Tomasson, que deixou o comando técnico da equipa depois de uma série de maus resultados e de decisões que apanharam de surpresa todo o plantel.
Conta a mesma fonte que tudo começou quando Tomasson decidiu que queria começar a implementar um 3x5x2, de forma a conseguir que Viktor Gyökeres e Alexander Isak, as duas principais figuras da equipa, jogassem juntos. A formação não deu frutos, com Bergvall e Elanga a demonstrarem o seu descontentamento. Mas a gota de água foi mesmo na segunda-feira, após a derrota frente a Kosovo. Aí, após o apito final, Elanga desceu ao balneário visivelmente irritado e a gritar: "Esta treta de sistema tem de acabar".
Esta alteração terá trazido ainda outro tipo de problemas. Diz a imprensa sueca que Jon Dahl Tomasson passou a anunciar o 11 inicial apenas uma hora antes dos jogos, o que fez com que certos elementos fossem apanhados de surpresa pela posição que iriam ocupar no terreno de jogo. Daniel Svensson, habitualmente lateral, foi já utilizado mais do que uma vez no meio-campo, a título de exemplo.
Ainda sem qualquer vitória durante a fase de qualificação para o Mundial'2026 - um empate e três derrotas em quatro jogos -, a Suécia atravessa, atualmente, um momento para esquecer.
Recorde-se que Jon Dahl Tomasson fez a sua estreia na seleção sueca em março de 2024, num particular perdido para Portugal, por 5-2, garantindo mais tarde a subida à Liga das Nações B.
Scaloni vai apostar em novos rostos nas próximas partidas
Dorival Júnior e os adjuntos vão assistir a jogos e treinos em quatro países
Avançado terá na altura 34 anos
Técnico mexicano de 56 anos confirmado como líder da formação