Portugal arranca hoje, às 17h00, a fase de apuramento para o Mundial'2026 com um teste frente à Arménia, em Erevan. A seleção portuguesa começa o Grupo F, que inclui ainda Hungria e Irlanda, como claro favorito ao primeiro lugar e ao apuramento direto para o Campeonato do Mundo, que será o nono da sua história. Este é o onze provável de Roberto Martínez, com a possibilidade de João Neves atuar como lateral-direito.
ONZE PROVÁVEL: Diogo Costa; João Neves, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Vitinha, Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Trincão, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo
No arranque da qualificação para o Mundial’2026, o campeão em título da Liga das Nações vai ter pela frente uma seleção que nunca conseguiu levar de vencida a equipa das quinas – tem 4 derrotas e 2 empates em 6 jogos – e visita uma cidade que traz muito boas memórias… a Cristiano Ronaldo.
Se recuarmos pouco mais de 10 anos, mais precisamente a 13 de junho de 2015, Portugal, sob o comando técnico de Fernando Santos, triunfou em Yerevan por 3-2 num jogo de apuramento para o Euro’2016 que a equipa das quinas viria a conquistar, em França. E o capitão da Seleção Nacional foi a grande figura ao apontar os 3 golos: primeiro ao minuto 29, de penálti, seguindo-se mais dois remates certeiros aos 55’ e 58’, sendo o último um grande disparo de fora da área. Desse jogo, resistem apenas Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva – o agora dono da camisola 10 acabou por não sair do banco.
Oito anos antes, a 22 de agosto de 2007, a Seleção Nacional não foi além de um empate a um golo na capital daquele país, em partida também de apuramento para um Campeonato da Europa, neste caso o de 2008, sediado pela Suíça e pela Áustria. Cristiano Ronaldo, na altura um jovem extremo com somente 22 anos e ao serviço do Manchester United – ainda nem tinha vencido qualquer Bola de Ouro! –, foi o autor do golo luso, à passagem do minuto 37, insuficiente para garantir os 3 pontos.
Scaloni vai apostar em novos rostos nas próximas partidas
Dorival Júnior e os adjuntos vão assistir a jogos e treinos em quatro países
Avançado terá na altura 34 anos
Técnico mexicano de 56 anos confirmado como líder da formação