Portugal perdeu esta quinta-feira com a Irlanda, em Dublin, e adiou o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026. Após o final do encontro, Roberto Martínez afirmou que o jogo "correu mal", mas destacou a reação da equipa das quinas. Além disso, falou sobre a expulsão de Cristiano Ronaldo.
À RTP
Foi um jogo para esquecer... "Concordo, é um jogo para esquecer, acontece no futebol. Tudo aquilo que podia correr mal correu mal. Correu bem para a Irlanda. Falámos da bola parada, transição... faltou-nos propósito, mostrámos luta até ao fim. Últimos 20 minutos cheios de coração. Aceitar que a Irlanda mereceu ganhar. Agora é olhar para domingo, precisamos da força do estádio, sabemos que podemos contar com isso. É olhar para o último jogo para confirmar o apuramento".
Por que colocou Nélson Semedo? "Era um jogo com emoções. O Cancelo apanhou o cartão amarelo. Era para anular o risco de o perder. Podemos utilizar o que o jogo precisa".
Expulsão de Cristiano Ronaldo: "Falámos, acho que é difícil para um jogador como o Cristiano que está na área. Teve os defesores sempre com contactos, a agarrar. Não há violência, tenta afastar. Teve azar. Acho que o ângulo das imagens é pior do que aconteceu. É o primeiro vermelho pela seleção, é incrível".
O que lhe disse: "Estamos a preparar o próximo jogo, ganhou muitos pela seleção. O que aconteceu é o que acontece no futebol. A reação foi boa, lutámos, mostrámos coragem. É preparar o próximo".
À SportTV
Análise ao jogo: "Foi um mau desempenho a todos os níveis. Chegámos sempre tarde e não tivemos a clareza de que precisávamos. Tudo o que podia correr mal neste jogo, correu. Sofremos o primeiro, depois o segundo e a expulsão só piorou a nossa situação. Continuamos a lutar e tivemos coração, mas a Irlanda defendeu muito bem até ao final."
Porque meteu Semedo e Renato Veiga ao intervalo? "São dois jogadores que conhecem bem o futebol britânico e estão habituados ao contacto. Além disso, tínhamos de poupar o Cancelo, por causa do cartão amarelo."
Já falou com o Cristiano? "Já falei com ele e é um lance que mostra a vontade dele em reverter o marcador. Acho que a imagem é pior do que a realidade e é bom lembrar que é a primeira expulsão da carreira dele [na seleção]."
Que danos pode trazer esta derrota? "Acho que os nossos jogadores jogam sempre com tudo e com muita responsabilidade e agora ainda querem mais ganhar diante dos nossos adeptos, contra a Arménia."
Por André Teixeira e Teresa Dinis Oliveira