O Leipzig isolou-se este sábado na liderança provisória da Bundesliga, ao vencer por 2-0 em Mainz, enquanto o Hoffenheim, próximo adversário do FC Porto na Liga Europa, quebrou o jejum de vitórias à sétima jornada.
Os golos marcados pelo holandês Xavi Simons, aos 20 minutos, e o húngaro Willi Orban, aos 37', resolveram a questão a favor do Leipzig ainda antes do intervalo e destacaram a equipa do avançado português André Silva - que não saiu do banco de suplentes - no topo da Bundesliga.
O Leipzig detém dois pontos de vantagem sobre o Friburgo, segundo colocado, que se impôs por 3-1 na receção ao Augsburgo, e três sobre Bayern Munique e Bayer Leverkusen, vencedor por 2-1 do embate em casa com o Eintracht Frankfurt, mas pode voltar a receber ainda hoje a companhia dos bávaros.
Recordista de títulos na Alemanha, com 32 troféus conquistados, o Bayern Munique, um dos adversários do Benfica na renovada Liga dos Campeões, recebe ainda esta tarde o Estugarda e pode recolocar-se a par do Leipzig, que estará no caminho do Sporting na Champions.
A equipa de Munique foi ultrapassada pelo Friburgo e igualada pelo campeão em exercício, que esteve a perder com o Frankfurt, mas regressou aos triunfos na prova - após dois empates seguidos - graças aos golos marcados por Robert Andrich, aos 25 minutos, e o nigeriano Victor Boniface, aos 72'. Boniface redimiu-se de uma grande penalidade desperdiçada aos nove minutos, ainda antes de o egípcio Omar Marmoush inaugurar o marcador, aos 16, precisamente através de um castigo máximo, o que lhe permitiu reforçar o estatuto de melhor marcador da Bundesliga, com nove remates certeiros.
O Hoffenheim, próximo adversário do FC Porto na Liga Europa e que também defrontará o Sp. Braga na segunda prova continental de clubes, passou por alguns sobressaltos para regressar aos triunfos no campeonato germânico, na receção ao lanterna-vermelha Bochum, por 3-1.
Os tentos do croata Andrej Kramaric, aos 11', e de Marius Bulter, aos 65', pareciam encaminhar o Hoffenheim para uma tarde tranquila, mas os visitantes reduziram aos 76', por intermédio do costa-riquenho Cristian Gamboa, e poderiam ter empatado 89', se Lukas Daschner tivesse concretizado um penálti.
Depois do susto, o Hoffenheim, que subiu ao 14.º lugar, ainda aumentou a vantagem, aos 90+3 minutos, através do bósnio Haris Tabakovic, voltando a festejar na Bundesliga, na qual apenas tinha vencido na primeira jornada, tendo perdido quatro dos cinco jogos seguintes.
Turma germânica perdeu pela primeira vez fora de casa na qualificação para um Mundial
Enorme surpresa em Bratislava
Revista 'Kicker' explica as decisões que acabaram por inviabilizar a saída de St. Juste do Sporting
Hugo Larsson recebeu uma daquelas chamadas que nos últimos tempos têm feito muito jogadores 'ceder'
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo