A promessa tinha sido feita a meio da semana. Várias claques dos principais clubes alemães tomaram a decisão conjunta de fazer um protesto nos jogos deste fim de semana, com os primeiros 12 minutos de jogo reservados ao silêncio. A promessa foi feita e foi cumprida já esta sexta-feira. Tanto na Bundesliga como na 2. Bundesliga, com os três jogos do dia a serem palco dos tais momentos de silêncio, seguidos de cânticos entusiastas acompanhados de outro tipo de protestos.
No jogo da Bundesliga, entre Borussia Mönchengladbach e Werder Bremen, assistiu-se a um dos momentos de protesto mais insólito, já que assim que o relógio 'bateu' os 12 minutos os elementos das claques atrás de uma das balizas começaram a cantar e, em ato contínuo, iniciaram uma chuva de moedas de chocolate. Eram tantas que o árbitro teve mesmo de parar o jogo por largos minutos, de forma a que todas fossem removidas do tapete verde.
Já na 2.Bundesliga, Schalke 04-Greuther Fürth e Paderborn-Rostock tiveram também protestos, com este último a ver o mesmo procedimento do encontro da liga principal. Final do silêncio assim que o cronómetro chegou aos 12 minutos, no caso seguido por cânticos e o lançamento de vários engenhos pirotécnicos.
Veremos como será no sábado e domingo, mas é praticamente certo que as cenas de hoje serão para repetir. Este protesto, refira-se, deve-se à oposição dos adeptos à possibilidade do investimento de um grupo exterior na aquisição dos direitos de televisão e marketing do campeonato.
#FCHansa #Rostock-Fanszene beendet nach 12 Minuten Schweigen den Stimmungsboykott aufgrund der Investoren-Plänen der #DFL & legt mit organisiertem Support los. #SCPFCH : @unterwegsmitdv pic.twitter.com/HI6Nu4LvrP
Por RecordClube bávaro lidera a Bundesliga só com vitórias
Antigo defesa dos encarnados diz que acertou "em cheio" quando decidiu mudar-se para a Luz
Bávaros somam 7.ª vitória consecutiva no campeonato e já têm cinco pontos de vantagem para o 2.º, o RB Leipzig
Central do Borussia Dortmund muito cobiçado
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional