O 1.º de Agosto consolidou este domingo a liderança do principal campeonato angolano, ao vencer em casa o ASA, por 2-0, beneficiando ainda das derrotas de dois dos mais diretos perseguidores no Girabola.
A jogar no estádio 11 de Novembro, em Luanda, a equipa dos militares encerrou, já ao final da tarde de hoje, os jogos de domingo da jornada 14 do Girabola, ao, sem surpresas, vencer o aflito ASA, a lutar para fugir aos lugares de descida, que não chegou a conseguir ameaçar os campeões nacionais em título.
O 1. º de Agosto resolveu a partida com golos de Nélson Luz aos 32 minutos e de Vado aos 63 minutos, resultado que permitiu aos 'militares' aumentar a vantagem no topo do Girabola, somando agora 33 pontos.
É que, no sábado, o Sagrada Esperança, que chegou a partilhar a liderança, foi surpreendido em casa, na Lunda Norte, pelo Progresso do Sambizanga, que venceu o jogo por 2-1, colocando os 'diamantíferos' mais longe (cinco pontos) do primeiro lugar.
O Kabuscorp do Palanca, que também esteve na liderança durante grande parte desta primeira volta do Girabola, marcou igualmente passo na jornada, ao perder hoje no Huambo, por 2-0, com os locais do Recreativo da Caála, vendo a liderança fugir, agora a quatro do líder.
Na abertura da jornada 14, na quinta-feira, o Petro de Luanda foi ao Uíge complicar a vida do Santa Rita de Cássia, último classificado. Os 'petrolíferos' da capital venceram com um golo solitário, mas suficiente para manter a pressão sobre o líder, continuando a dois pontos do 1.º de Agosto.
Ainda esta tarde jogaram no Lubango o Desportivo da Huíla contra os 'polícias' do Interclube, estes treinados pelo português Paulo Torres e que viajaram desde Luanda para o sul do país, com a vitória à tangente (1-0) a sorrir aos da casa.
A jornada só fica completa na quarta-feira, com a viagem do Recreativo do Libolo, outro candidato ao título, até ao leste do país, para defrontar no Luena o Bravos do Maquis. É que a equipa do Libolo, treinada pelo português Carlos Vaz Pinto, jogou hoje, em casa, com o Al Hilal, do Sudão, vencendo por 1-0 a partida da primeira jornada do grupo C da Taça da Confederação Africana de Futebol.
Resultados da 14.ª jornada:
- Quinta-feira, 11 mai:
Santa Rita de Cássia - Petro de Luanda, 0-1.
- Sábado, 13 mai:
JGM Huambo - 1.º de Maio, 1-2.
Sagrada Esperança - Progresso do Sambizanga, 1-2.
- Domingo, 14 mai:
Recreativo da Caála - Kabuscorp do Palanca, 2-0.
Académica do Lobito - Progresso da Lunda Sul, 2-1.
Desportivo da Huíla - Interclube, 1-0.
1.º de Agosto - ASA, 2-0.
- Quarta-feira, 17 mai:
Bravos do Maquis - Recreativo do Libolo.
Classificação:
1. 1.º de Agosto, 33 pontos.
2. Petro de Luanda, 31.
3. Kabuscorp, 29.
4. Sagrada Esperança, 28.
5. Recreativo do Libolo, 25 (menos dois jogos).
6. Progresso do Sambizanga, 23.
7. Recreativo da Caála, 23 (menos um jogo).
8. Interclube, 18.
9. Desportivo da Huíla, 16.
10. Bravos do Maquis, 15 (menos um jogo).
11. 1.º de Maio, 15.
12. Académica do Lobito, 12.
13. JGM Huambo, 10.
14. Progresso da Lunda Sul, 9.
15. ASA, 8.
16. Santa Rita FC, 7.