_
O principal campeonato de Angola de futebol vai passar a chamar-se "Girabola ZAP", com o patrocínio fechado entre a federação e a operadora de televisão por satélite, participada da portuguesa NOS. Em comunicado distribuído esta quinta-feira, a ZAP confirma, sem adiantar valores do negócio com a Federação Angolana de Futebol (FAF), que passará a ser o patrocinador oficial da principal competição profissional de futebol em Angola.
O acordo de exclusividade foi fechado na quarta-feira, em Luanda, e será válido para as próximas três épocas (2016, 2017 e 2018), envolvendo também a transmissão de jogos e ações de promoção do campeonato, que conta com 16 equipas. "'Girabola ZAP' é o novo nome do campeonato já a partir do arranque desta competição", revela a maior operadora angolana de TV por satélite.
A operadora portuguesa NOS controla 30% do capital social da ZAP, sendo os restantes 70% detidos pela Sociedade de Investimentos e Participações, da empresária angolana Isabel dos Santos. "Com este acordo, a ZAP pretende contribuir para um envolvimento cada vez maior dos adeptos do futebol, através da utilização das mais modernas tecnologias para a transmissão dos jogos e da dinamização de conteúdos", refere ainda a operadora.
A nova época do futebol angolano arranca em fevereiro, cabendo ao Recreativo do Libolo, treinado pelo português João Paulo Costa, defender o título de campeão nacional conquistado em 2015.
A ZAP iniciou a sua atividade no mercado angolano em abril de 2010 e é atualmente a maior operadora de TV por satélite em Angola. No primeiro semestre de 2011, entrou em Moçambique e tornou-se rapidamente líder na disponibilização de conteúdos e canais em português e em alta definição.
Chiquinho Conde, Jean-Florent Ibengé, Hervé Renard, Roberto Bianchi e Daúde Razaque são os outros nomes em cima da mesa
Técnico vai assumir clube africano
Através de um comunicado, o médio do Burnley manifestou ainda ter uma enorme vontade de jogar por Portugal
O antigo avançado do Benfica admite que esteve envolvido nas negociações
Antigo colega de 'El Pibe' foi entrevistado no podcast de Rio Ferdinand
Médio francês admite que é complicado travar o colega de balneário no Real Madrid
N.º 1 é "um dos três melhores do mundo", defende o ex-guardião 32 vezes internacional por Portugal
Extremo 'explode' nas redes sociais
Médio do Benfica espera melhorias frente à França depois do desaire diante da Croácia
Filhas não contiveram as lágrimas no arranque do julgamento de sete profissionais de saúde acusados de negligência na morte do antigo jogador