Jorge Jesus explicou, em entrevista ao Globo Esporte, que antigamente as ideias do futebol eram diferentes, nomeadamente naquilo que os treinadores passavam aos seus jogadores. E falou do seu próprio exemplo.
"Em Portugal já disse a alguns jogadores que trabalharam comigo: 'Quando joguei, se eu tivesse um treinador que me ensinasse o que eu te ensino, Jorge Jesus era 10 vezes mais jogador'. Quando jogava não me ensinaram nada isso. Eu não era um jogador muito forte psicologicamente, isso era uma característica que agora, como treinador, percebo que era muito importante saber naquela altura. Além de outros fatores, que no meu tempo não eram muito importantes. Antigamente não sabiam o que era importante nos momentos do jogo, falava-se mais que o jogador tinha que ter uma boa condição física. Corria, corria, corria, mas bola nada. E quando cheguei a ser treinador fiz tudo ao contrário e comecei a criar coisas que hoje o futebol no Mundo faz", frisou o técnico.
Sobre o seu estilo de treinar, Jesus deixou claro que gosta de criar as próprias ideias, que diz terem sido depois aproveitadas por outros: "Eu sou autodidata. Não leio livros sobre futebol. Todo o meu trabalho de campo fui em que criei, fui eu que pensei. Acho que um treinador é isso. Claro que há muitas ferramentas que ajudam o trabalho do treinador, é preciso ter uma estrutura para proporcionar a sua valorização. Não sei explicar muito mais... As minhas exigências estão de acordo com aquilo em que eu acredito. Ao longo dos anos, os caminhos que tracei, tive êxito por onde passei. Na Arábia Saudita fui embora com seis pontos de vantagem na liderança. Saí e não ganharam nada. Fui embora porque quis. Acredito muito naquilo que fazemos e tentamos passar aos jogadores. Temos de ser exigentes em qualquer profissão. Há uma diferença grande entre ensinar e saber ensinar. Ensinar, todos sabem. O saber ensinar é que faz a diferença".
Por Luís Miroto SimõesTreinador não acredita na vitória da canarinha no Mundial'2026
Citado pela 'ESPN Brasil', Hugo Cajuda sublinhou o compromisso do técnico com o Verdão
Patrick Vieira decidiu terminar a carreira aos 33 anos
Contratado ao Casa Pia em fevereiro, o português tem estado em evidência no Brasil e faz uma balanço muito positivo
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano