O Palmeiras de Abel Ferreira deu uma aula ao River Plate de Marcelo Gallardo no próprio estádio Más Monumental, na Argentina, mas deixou o rival com vida: venceu por 2-1, com golos de Gustavo Gómez, aos 5 minutos, e Vítor Roque, aos 40', ficando muito perto das meias-finais da Taça Libertadores.
Frente a 85 mil adeptos, a equipa paulista foi muito superior ao elenco local, num jogo com história e velhos conhecidos. Mestre e aluno defrontaram-se mais uma vez depois daquela semifinal da edição de 2020, em que o Palmeiras venceu fora por 3-0 em Avellaneda e depois sofreu em casa, no Allianz Parque, com um 0-2 que quase se transformava num 0-3, não fosse o golo de Gonzalo Montiel anulado por fora de jogo prévio de Rafael Borré.
No final daquele jogo, Abel Ferreira abraçou Gallardo e disse-lhe que ia conquistar a Libertadores e dedicar-lha. "Ganhem a final", respondeu o Muñeco. Mais tarde, o treinador português confessou numa entrevista que tinha lido o livro 'El pizarrón de Gallardo: así armó un River ganador', do jornalista do 'La Nación', Christian Leblebidjian: "Não sabes, mas quando fomos jogar contra o River Plate, comprámos o livro — eu e a equipa técnica — para o lermos do início ao fim, para que nada nos faltasse. Enquanto estudava, estava a aprender."
Depois daquela eliminação do aluno ao professor - vencedor de duas Libertadores -, o Palmeiras conquistaria esse troféu mais duas vezes sob o comando de Abel, e só agora se voltaram a encontrar, em Buenos Aires, na luta por uma vaga nas meias-finais da edição de 2025. Na altura, em 2021, as forças eram equiparadas, mas nada teve a ver com o que se viu esta quarta-feira: o Palmeiras demonstrou estar noutro patamar, muito acima do River, e Abel Ferreira confirmou que hoje tem, juntamente com o Flamengo, a melhor equipa da América. E o aluno deu aula ao professor.
Marcelo Gallardo, que voltou ao River após oito anos gloriosos e 14 títulos conquistados, ainda procura devolver competitividade à equipa. Derrotado no ano passado pelo Atlético Mineiro, ficou em dívida, e, até agora, ainda não levantou nenhum troféu desde o seu regresso.
A Libertadores continua a ser a obsessão, colocando-se acima de todas as outras competições. Mas a verdade é que os 'millonarios' têm melhorado: lideram o Grupo B da Liga Profissional depois de vencerem o Estudiantes por 2-1 e continuam vivos na Taça da Argentina, onde vão defrontar o Racing Club nos quartos-de-final.
Gallardo optou por um 3x5x2 para o maior jogo da época, com dois campeões do mundo - Gonzalo Montiel e o ex-Sporting Marcos Acuña - e dois heróis da era dourada do River: o ex-Benfica Enzo Pérez e Nacho Fernández. Mas com 39 e 35 anos, respetivamente, ambos sofreram com o ritmo, a força e a qualidade da equipa de Abel, que apresentou um 4x2x3x1 onde brilhou o argentino José Manuel López, já convocado por Lionel Scaloni para a seleção principal.
A impotência dos mais de 80 mil adeptos do River, que prepararam uma receção arrepiante, contrastou com a festa de 2 mil brasileiros que chegaram de São Paulo. O que se previa equilibrado acabou por ser uma demonstração de superioridade do Palmeiras, que só sofreu nos minutos finais com o golo de Lucas Martínez Quarta, que fez o 1-2 e manteve a esperança viva.
Longe do brilho competitivo dos antigos River de Gallardo, a missão parece muito difícil para a segunda mão no Allianz Parque, na próxima quinta-feira. Tudo está em aberto, mas com Abel mais perto de continuar na competição.
Por Alejandro PanfilTreinador do Palmeiras recorda que ainda há uma segunda mão nestes quartos de final da Libertadores
Triunfo por 2-1 não apaga, porém, esperança dos argentinos em dar a volta na 2.ª mão
Pedro Mota Pinho e Pedro Azevedo Branco são ex-assessores jurídicos do FC Porto
Técnico luso recolocou o clube na centro da discussão e aponta à dobradinha
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Primeiro adversário do Sp. Braga na fase regular da Liga Europa venceu na receção ao Fortuna Sittard