_
O presidente da Liga espanhola de futebol, Javier Tebas, disse este domingo estar convicto de que será possível terminar os campeonatos, embora estime uma perda de 25% em direitos televisivos, caso tal aconteça.
"Temos tido conversas telefónicas e videoconferências durante todo o fim de semana com instituições europeias, presidentes de clubes, temos de coordenarmo-nos e temos uma semana muito importante pela frente", começou por dizer o dirigente, em relação à situação que se vive devido ao surto de Covid-19.
O responsável adiantou que será uma semana de "importantes decisões na Europa" - que terá a reunião da UEFA com as 55 federações associadas - e que todos trabalham em conjunto.
"Temos tido contactos com Itália, Alemanha e com outros presidentes de Ligas. Estamos a trabalhar numa solução, o novo coronavírus é um tema de saúde, para o qual existem os médicos, o nosso é encontrar uma solução para os problemas económicos que surgem", acrescentou.
Tebas falou dos cerca de 100 "contratos audiovisuais" que existem para todo o mundo e na impossibilidade de fazer cobrança de algo que não está a ser transmitido, mas deixou sinais de otimismo quanto a um retomar das competições.
"Não estou em quarentena, não tenho sintomas. Temos um plano de atuação desde há algumas semanas e temo-lo aplicado. 95% da Liga está em teletrabalho", adiantou o dirigente.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.000 mortos em todo o mundo. O número de infetados ronda as 160 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 139 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 75 mil recuperaram.
Hansi Flick fala em "exigência máxima" antes da receção aos dinamarqueses
Grupo de adeptos questiona proibição
Declarações do treinador do Real Madrid na antevisão ao jogo com o Benfica
Lateral esquerdo do Real Madrid fez a antevisão ao jogo frente ao Benfica, a sua antiga equipa
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Última jornada da fase de liga da Champions disputa-se quarta-feira