Javier Tebas admite estar a trabalhar em conjunto com as outras ligas europeias
O presidente da Liga espanhola de futebol, Javier Tebas, disse este domingo estar convicto de que será possível terminar os campeonatos, embora estime uma perda de 25% em direitos televisivos, caso tal aconteça.
"Temos tido conversas telefónicas e videoconferências durante todo o fim de semana com instituições europeias, presidentes de clubes, temos de coordenarmo-nos e temos uma semana muito importante pela frente", começou por dizer o dirigente, em relação à situação que se vive devido ao surto de Covid-19.
Relacionadas
O responsável adiantou que será uma semana de "importantes decisões na Europa" - que terá a reunião da UEFA com as 55 federações associadas - e que todos trabalham em conjunto.
"Temos tido contactos com Itália, Alemanha e com outros presidentes de Ligas. Estamos a trabalhar numa solução, o novo coronavírus é um tema de saúde, para o qual existem os médicos, o nosso é encontrar uma solução para os problemas económicos que surgem", acrescentou.
Tebas falou dos cerca de 100 "contratos audiovisuais" que existem para todo o mundo e na impossibilidade de fazer cobrança de algo que não está a ser transmitido, mas deixou sinais de otimismo quanto a um retomar das competições.
"Não estou em quarentena, não tenho sintomas. Temos um plano de atuação desde há algumas semanas e temo-lo aplicado. 95% da Liga está em teletrabalho", adiantou o dirigente.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.000 mortos em todo o mundo. O número de infetados ronda as 160 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 139 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 75 mil recuperaram.
Acompanhe todas as incidências do encontro da LaLiga
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Nome do antigo craque do Barcelona foi retirado do proces
Avançado do Al Ittihad analisou o momento dos merengues
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça