Este sábado joga-se a final da Taça do Rei entre Athletic Bilbao e Maiorca. La Liga compilou histórias e curiosidades sobre os finalistas.O motivo curioso pelo qual o Athletic Bilbao usa equipamento vermelhos e brancos
"No final do século XIX, os bascos foram apresentados ao futebol por trabalhadores britânicos, bem como por locais que retornaram de seus estudos no Reino Unido. As camisas originais totalmente brancas do Athletic Club foram substituídas por camisas azuis e brancas quando Juan Moser, um descendente irlandês que vivia em Bilbau, presenteou os kits à equipa em 1902, antes de embarcarem em sua campanha vitoriosa na Copa de la Coronación, antigo nome da Taça do Rei. Sete anos depois, o jogador e membro do conselho Juan Elorduy recebeu a tarefa do clube de trazer um conjunto de camisas azuis e brancas de sua viagem à Inglaterra. Incapaz de encontrar essas cores, Elorduy, na época em Southampton, avistou os kits vermelhos e brancos do clube local. Considerando que eles correspondiam às cores da bandeira oficial de Bilbau, ele comprou várias camisas e trouxe-as de volta à cidade basca de ferry. O conselho aprovou a mudança de cores e, a partir desse ponto, o Athletic Bilbao tem usado a icónica camisa vermelha e branca".
A política de jogadores bascos
"Orgulhosos de sua identidade, o Athletic Bilbao recebe elogios pelo que é chamado de "política de jogadores bascos". Em 1912, Los Leones estabeleceram uma política de escalar jogadores que nasceram ou foram criados no País Basco. "A filosofia desportiva do clube é regida por um código que estabelece que o Athletic Club só pode escolher jogadores que passaram por sua própria academia ou pelas academias de outros clubes no País Basco, ou jogadores que nasceram nos seguintes territórios que constituem o País Basco: Biscaia, Gipuzkoa, Álava, Navarra, Labourd, Soule e Baixa Navarra", explica o site oficial do clube. Essa filosofia é bastante única no futebol europeu, com o Athletic Club sendo elogiado por conseguir competir no mais alto nível usando apenas jogadores que abraçam os valores do clube, incluindo jovens promovidos da famosa academia de Lezama".
O tio de Rafael Nadal já foi capitão do clube
"O capitão do Maiorca quando venceu a Taça do Rei em 2003 foi Miguel Ángel Nadal, que também jogou pelo Barcelona e é tio de Rafael Nadal. O lendário tenista é de Manacor, na ilha de Maiorca, e frequentemente é visto a assistir aos jogos no estádio"
Há um mural de Samuel Eto'o do lado de fora do estádio
"Como autor de dois golos na final da Taça do Rei de 2003, Samuel Eto'o será para sempre uma lenda do clube. Na verdade, há um mural do atacante no estádio, com sete metros de largura e quase 10 metros de altura. Foi criado pelo artista local maiorquino René Mäkelä, que o descreveu como "um presente para um dos ícones mais importantes na história do clube". No total, Eto'o marcou 70 golos em 165 partidas pelo clube entre 2000 e 2004".
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Nome do antigo craque do Barcelona foi retirado do proces
Avançado do Al Ittihad analisou o momento dos merengues
Internacional francês de 23 anos tem brilhado forte no Bayern
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Belgas e holandeses também perderam
Treinador português terá apresentado a demissão "por motivos pessoais"
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países