A LaLiga apresentou queixa à justiça criminal, administrativa e desportiva em relação aos insultos racistas de que foi vítima o internacional brasileiro Vinicius Jr., na visita do Real Madrid ao Valladolid.
Segundo o organismo, foi apresentada no tribunal de instrução de Valladolid "uma denúncia por delitos de ódio", numa queixa que foi acompanhada de prova audiovisual, recolhida no âmbito da investigação.
Na mesma nota, a Liga acrescenta que, à semelhança de procedimentos de outras épocas, apresentou uma queixa por insultos racistas junto do Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol e na Comissão estatal contra a violência, racismo, xenofobia e intolerância no desporto.
O extremo internacional brasileiro foi insultado na sexta-feira no estádio do Valladolid, em jogo da 15.ª jornada da Liga espanhola que o Real Madrid venceu por 2-0, com dois golos de Benzema, aos 83 minutos, de grande penalidade, e 89'.
"Os racistas continuam a ir aos estádios, ver de perto o maior clube do mundo e a Liga continua sem fazer nada...", escreveu na rede Twitter o futebolista brasileiro.
Mais tarde, a Liga informou que iria tomar medidas, lembrando casos idênticos com o jogador em Barcelona e em Maiorca, além de situações que afetaram também os futebolistas Iñaki e Nico Williams (Athletic Bilbau), e Carlos Akapo (ex-Cádiz).
Por LusaInsólito aconteceu no último dia do mercado de transferências
Presidente honorário do Bayern confrontado com o interesse que o clube demonstrou em Florian Wirtz, que neste mercado rumou ao Liverpool
Extremo do Barcelona e da seleção espanhola passou noite de nervos em Konya
Yeray Álvarez sofre de perda de cabelo desde que foi diagnosticado com um cancro nos testículos. UEFA informa que só poderá regressar aos relvados em abril de 2026
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências