O ministério das Finanças espanhol mudou a lei e, com isso, pode ter criado uma revolução no futebol do país vizinho, segundo noticia o jornal 'As'. Tudo porque fará com que as cláusulas de rescisão dos jogadores fiquem mais baratas aproximadamente um terço.
Até agora, bater a cláusula de rescisão implicava o pagamento de mais 48 por cento de IRS. Tudo porque ela faz parte do contrato de trabalho, assinado entre o jogador e o clube; formalmente, só o jogador pode acioná-la e nunca um terceiro clube que o queira contratar.
Por isso, quando um jogador acionava a cláusula, o Fisco assumia que tinha recebido esse dinheiro do clube que o iria contratar e taxava o valor como se fosse um rendimento. Daí, os 48 por cento (o escalão máximo do IRS em Espanha) a mais que era preciso gastar.
Por exemplo, se um jogador tinha uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, seriam precisos 148 milhões para o contratar. Agora, esse valor fica reduzido em quase um terço.
A partir deste momento, esse dinheiro deixa de contar como rendimentos e, por isso, não será preciso pagar IRS sobre ele. A medida promete revolucionar o mercado de transferências, pois pode ficar bem mais barato bater cláusulas de rescisão do que chegar a acordo com o outro clube.
Tudo porque uma transferência que resulte de um acordo entre dois clubes implica o pagamento de IVA, que em Espanha é de 21 por cento.
Voltando ao caso do jogador que tem uma cláusula de 100 milhões de euros: pagando a cláusula, o valor é só esse, sem mais gastos de IRS ou IVA; chegando a acordo com o clube por 90 milhões, então isso implica gastar um total de 108,9 milhões de euros, pois há que pagar o imposto sobre o valor acrescentado.
Jogador formado no Benfica com grande momento
Avanado do PSG "agrada muito" aos colchoneros
Imagem curiosa captada por fotógrafo do jornal 'Marca'
Treinador do Real Madrid sai em defesa da equipa, em especial de Vinícius Júnior
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Benfica marcou golaço crucial na vitória (4-2) diante do Anderlecht
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Chris Davies falou após o empate entre os dois clubes