Um dia depois de ter sido formalmente despedido pelo Barcelona, Xavi compareceu diante da imprensa na Catalunha para fazer a antevisão do jogo de amanhã com o Sevilha, o último em que vai liderar os blaugrana, e não escondeu que "os últimos dias têm sido complicados".
"Estou de consciência tranquila, orgulhoso e tranquilo. Não tem sido fácil. Era uma época difícil quando cheguei, podemos estar orgulhosos. Sempre fomos gente do clube, estamos contentes porque fizemos um bom trabalho. Trouxemos títulos e mais êxitos em jogos importantes", começou por explicar o técnico. "O Laporta explicou-me as razões pelas quais considera por que o clube precisa de uma mudança de rumo. Aceito, é ele quem decide, não tenho outra opção. Sou um homem do clube. Desejo muita sorte e agora serei mais um adepto."
Xavi, que ainda este ano mostrou vontade em sair mas foi persuadido a ficar, não sabe explicar o que mudou nos últimos tempos. "Decidiram fazer uma mudança, pelo bem do clube. Só me resta respeitar. Eu continuava motivado, entusiasmado. Acreditava muito no plantel, que podíamos fazer coisas interessantes, mas não pode ser", acrescentou o treinador, que não descarta a hipótese de regressar um dia. "Por que não? É o clube da minha vida. Passámos por uma montanha russa de emoções, mas gosto. Não tenho nada contra Laporta, são decisões que dependem do clube, tento apenas entender, nada mais."
Quando lhe perguntaram se o clube trata mal as suas lendas, como atirou Quique Flores... "Não é uma pergunta para mim, façam-na ao presidente ou ao diretor desportivo. Gostaria que as circunstâncias fossem outras, acreditava muito neste projeto. Mas tenho de aceitar."
Xavi foi também questionado sobre os motivos que Laporta lhe apresentou para esta decisão. "É uma pergunta que lhes devem fazer. As razões são suas, não minhas. Logicamente aceito-as."
Por Isabel DantasPresidente honorário do Bayern confrontado com o interesse que o clube demonstrou em Florian Wirtz, que neste mercado rumou ao Liverpool
Extremo do Barcelona e da seleção espanhola passou noite de nervos em Konya
Extremo do Barcelona não escondeu a ambição de conquistar os prémios
Sem VAR e com polémica à mistura, o campeão espanhol só fez 1 ponto em Vallecas
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências