_
O treinador português do Lyon, Paulo Fonseca, está entre os nomeados para melhor técnico da Liga francesa, enquanto os compatriotas João Neves, Vitinha e Nuno Mendes concorrem em outras categorias, anunciou esta quinta-feira a União Nacional dos Futebolistas Profissionais.
A cumprir a segunda temporada ao leme daquele clube gaulês, depois de ter chegado a meio da época passada, Fonseca, de 53 anos, voltou a ver o seu nome constar entre os cinco favoritos, à semelhança do que tinha acontecido em duas ocasiões, quando orientou o Lille, entre 2022 e 2024.
O antigo técnico de FC Porto e Roma concorre ao galardão com Luis Enrique (Paris Saint-Germain), Bruno Genesio (Lille), Olivier Pantaloni (Lorient) e Pierre Sage (RC Lens), num ano em que a sua equipa ocupa atualmente o último lugar do pódio da Ligue 1, com 57 pontos, atrás do segundo classificado Lens (63) e do líder isolado PSG (69).
Paulo Fonseca iniciou esta época ainda a cumprir um castigo de nove meses, que o impossibilitou de estar no banco de suplentes do Lyon entre março e dezembro do ano passado.
O médio luso João Neves, do Paris Saint-Germain, concorre ao prémio de melhor talento da temporada, contra os colegas de equipa Désiré Doué e Zaire-Emery, além de Valentín Barco, do Estrasburgo, e Ayyoub Bouaddi, do Lille.
Os compatriotas Vitinha e Nuno Mendes, igualmente do clube parisiense, disputam o 'cetro' de melhor jogador da época, com Ousmane Dembélé, outro jogador do PSG e Bola de Ouro em 2025, Florian Thauvin (Lens) e Mason Greenwood (Marselha).
Os vencedores vão ser conhecidos na cerimónia dos 'Trophées UNFP', agendada para 11 de maio.
Por Diogo JesusJoão Neves, Vitinha e Nuno Mendes concorrem em outras categorias
Brasileiro vai ser pai pela primeira vez e ainda não sabe o sexo do bebé
Lateral do PSG lesionou-se na coxa direita
Já Hakimi sofreu lesão muscular e está fora do duelo na Alemanha
A partir de 2027/28, Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões. Sport TV tem as duas primeiras escolhas, com a DAZN a reforçar a transmissão e a garantir a exclusividade na Liga Europa e Conference
Ex-Benfica converteu penálti na vitória (3-0) do Rosario Central na Venezuela
NAC Breda processa Federação devido à nacionalidade de um jogador do Go Ahead Eagles
Internacional inglês está no Ipswich
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Internacional português decisiva no apuramento do Aktobe para os quartos de final