Os clubes da Liga inglesa votaram esta quinta-feira favoravelmente a introdução, a partir de janeiro de 2021, de duas substituições suplementares por jogo e para cada equipa, em caso de concussão cerebral dos jogadores, anunciou o organismo.
Caso uma equipa proceda a uma substituição devido a esse tipo de lesão, o adversário também terá direito a uma substituição suplementar no mesmo momento, independentemente do número de alterações já efetuadas.
Em 29 de novembro, Raul Jiménez foi operado a uma fratura craniana, após um choque violento com o defesa David Luiz, no jogo entre Wolverhampton e Arsenal, que deixou o internacional mexicano inconsciente.
No fim de semana, na Alemanha, o avançado Mark Uth, do Schalke, teve assistência intravenosa em pleno relvado, do qual saiu inconsciente, igualmente com uma concussão cerebral, após um choque com a cabeça.
Na quarta-feira, o Internacional Board (IFAB) tinha anunciado que seria testada, a partir de janeiro de 2021, a introdução de uma substituição adicional no caso de um futebolista sofrer uma concussão durante o jogo.
"O objetivo é evitar que o jogador em causa sofra um segundo choque na cabeça na mesma partida, o que pode ter graves consequências. A saída do jogador deixa tempo para avaliar adequadamente a sua saúde. Uma concussão pode ter efeitos tardios e pode ser inicialmente subestimada", disse o diretor técnico do IFAB, David Elleray, através de teleconferência.
Já esta quinta-feira, a Liga Portuguesa e o sindicato dos jogadores informaram estar a trabalhar na adaptação à realidade portuguesa das recomendações internacionais sobre a temática da concussão cerebral em treino e jogo.
As declarações do treinador do Manchester United depois do empate frente ao Bournemouth (4-4)
Visitantes ficaram à beira do golo nos descontos, com o guarda-redes Lammens a 'salvar' os red devils da derrota; Bruno Fernandes marcou um golaço de livre direto
Internacional português restabeleceu o empate aos 77 minutos
Harry Amass e Chido Obi deixaram 'indiretas' ao técnico português nas redes sociais
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League