O futebolista ucraniano Andriy Yarmolenko foi dispensado dos trabalhos do West Ham por alguns dias, devido à situação na Ucrânia, e vai falhar o jogo frente ao Wolverhampton, do português Bruno Lage, anunciou esta sexta-feira o treinador David Moyes.
"Ele não está a passar por um bom momento, então demos-lhe alguns dias de folga. Falei com ele ontem [na quinta-feira] e ele está chocado. Só esperamos que a família dele esteja em segurança", avançou David Moyes, na conferência de imprensa de antevisão da partida com os Wolves, a contar para a 27.ª jornada da Liga inglesa, marcada para domingo.
Na quinta-feira, o internacional ucraniano, de 32 anos, apelou à paz através de uma mensagem na rede social Twitter: "Orem pela Ucrânia. Não à guerra", escreveu.
Já a presença do defesa do Everton Vitalii Mykolenko, também ucraniano, no duelo com o Manchester City, no sábado, continua incerta, dependendo de uma conversa entre o atleta e o seu treinador, Frank Lampard.
"Quem sabe como podemos ajudá-lo? É extremamente importante que ele sinta o nosso apoio. A decisão se ele joga ou não vai sair da conversa que vamos ter", lançou o ex-internacional inglês.
Do outro lado, o lateral-esquerdo do Manchester City, Oleksandr Zinchenko, também ucraniano e que criticou duramente Vladimir Putin nas redes sociais, está disponível para enfrentar os 'Toffees', de acordo com seu técnico Pep Guardiola.
"Já discutimos o assunto", comentou Guardiola, enquanto o jogador participava num protesto contra a invasão russa no centro da cidade de Manchester na quinta-feira, dando a entender que conta com a disponibilidade do atleta.
A Rússia lançou na madrugada de quinta-feira uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que as autoridades ucranianas dizem ter provocado dezenas de mortos nas primeiras horas.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o ataque responde a um "pedido de ajuda das autoridades das repúblicas de Donetsk e Lugansk", no leste da Ucrânia, cuja independência reconheceu na segunda-feira, e visa a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU.
Siga todas as incidências da partida a contar para a 16.ª jornada da Premier League
Siga todas as incidências da partida a contar para a 16.ª jornada da Premier League
Imprensa desportiva inglesa não poupou na análise ao desempenho do avançado do Arsenal
Internacional maliano do Tottenham concedeu entrevista ao 'The Sun', onde assumiu que os recentes assaltos de que foi alvo se transformaram num problema de saúde mental
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9
Triunfo deixa equipa temporariamente com mais 6 pontos que o Celtic (2.º), que tem menos dois jogos