Foi numa conferência de imprensa marcada por vários momentos emotivos que Son Heung-min anunciou, nas últimas horas, que está de saída do Tottenham ao fim de 10 anos. Visivelmente comovido, o craque sul-coreano, uma lenda do clube londrino, lembra que chegou a Inglaterra sem sequer saber falar o idioma e que, agora, deixa o clube como um homem feito. "Estou muito orgulhoso disso", assegurou.
"Decidi deixar o Tottenham no verão. Foi a decisão mais difícil que tomei em toda a minha carreira futebolística. Foram 10 anos num clube lindo, com adeptos espetaculares e tenho memórias muito bonitas. Foi muito difícil tomar esta decisão. Mas sinto que preciso de um ambiente novo para tirar o melhor de mim. Preciso de uma mudança. 10 anos é muito tempo. Cheguei a Londres como um miúdo de 23 anos, um miúdo que nem sabia falar inglês. E saio como um homem. Estou muito orgulhoso por isso. Obrigado a todos os adeptos que mostraram tanto carinho por mim e me fizeram sentir em casa durante todo este tempo. As despedidas nem sempre são no momento certo, mas acho que este é o momento certo. Espero que toda a gente compreenda a minha decisão e que todos a respeitem. Por vezes, passei mais tempo com os meus companheiros do que com a minha família e isso é muito difícil. Viajámos juntos, estivemos juntos todos os dias nos treinos... Ficaram todos felizes por mim, mas um pouco desiludidos por outro lado", referiu Son, numa intervenção na qual precisou de segurar as lágrimas.
Aos 33 anos, Son deixa assim o Tottenham, clube para o qual se transferiu em 2015, proveniente do Bayer Leverkusen. Pelos spurs, o capitão da seleção sul-coreana fez 454 jogos oficiais, tendo apontado 173 golos e contribuído com 101 assistências. Ao que tudo indica, o próximo passo na carreira deverá passar pelo LAFC, dos Estados Unidos.
Por André SantosEra o Diretor Executivo dos spurs desde 2001
Médio português em destaque na equipa dos spurs
Lateral do Tottenham recorda passagem por Alvalade
Defesa argentino foi promovido a capitão há uma semana
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995