O presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, veio a público explicar pela primeira vez os motivos que levaram à demissão de José Mourinho. Em declarações à imprensa turca, o dirigente assinalou divergências quanto ao futebol praticado e confirmou que a derrota com o Benfica no playoff da Liga dos Campeões foi a gota de água.
"Ser eliminado pelo Benfica não foi um problema, mas a forma como fomos eliminados foi inaceitável. Fez-me perceber que o futebol [defensivo] da época passada ia continuar. Foi demitido porque acredito que, neste momento, a equipa já deveria estar a jogar melhor futebol. A fórmula dele resulta na Europa, mas na Turquia temos de 'esmagar' os adversários na maioria dos jogos. É difícil evoluir se andámos a correr atrás do prejuízo em todos os jogos", justificou o dirigente.
Para Ali Koç, José Mourinho não abraçou a filosofia do clube. "Quando o contratámos, sabíamos que era um treinador defensivo, mas conversámos sobre a necessidade de adotar um estilo de jogo dominante ao longo da época. Conseguir 99 pontos e 99 golos é o nosso código genético", apontou.
Apesar das divergências, Koç assume que não foi fácil demitir o técnico português: "Foi uma despedida amarga. A nossa química era perfeita e o percurso dele fala por si. Só o facto de o ter conseguido convencer a vir para cá foi um feito. Acima de tudo, é difícil separares-te de alguém de quem eras amigo", lamentou.
José Mourinho tinha chegado ao Fenerbahçe no verão de 2024 e terminou a última liga turca no 2º. lugar, após uma época marcada por uma relação tensa com o rival Galatasaray e por protestos do clube quanto às arbitragens. Em 62 jogos, o português venceu 37, empatou 14 e perdeu 11. Ali Koç, recorde-se, demitiu 10 treinadores desde 2018.
Por Vasco BorgesGuarda-redes, que esteve na humilhante eliminação na Taça da Liga frente a equipa da 4.ª divisão, ruma ao Trabzonspor
Ali Koç destaca vontade do extremo em representar o clube
Ali Koç deixou ainda críticas ao "estilo defensivo" do técnico português
Eládio Paramés num artigo de opinião em Record
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995