O Besiktas empatou ontem [domingo] na receção ao Samsunspor no duelo da 13.ª jornada do campeonato turco, naquele que foi o terceiro encontro consecutivo em que as águias negras não conseguiram vencer em casa na prova e em que o português Rafa Silva voltou a ser tema de discussão.
O avançado de 32 anos, que está em vias de deixar o emblema de Istambul, não foi ontem a jogo devido a toda a sua situação no clube. Em declarações no final do encontro, o treinador Sergen Yalcin lamentou a ausência do atacante - assim como a de Orkun Kökçü (suspenso) -, assumindo que tanto o clube como os próprios adeptos depositavam muitas esperanças em Rafa Silva no início da temporada.
"Precisamos de uma a duas janelas de transferências. Temos algumas deficiências na equipa. O Rafa Silva era um jogador em quem os adeptos e a direção do Besiktas depositavam grandes esperanças no início da temporada, mas ele simplesmente desapareceu. O Orkun [Kökçü] está suspenso por dois jogos. Sabemos o que é preciso ser feito, mas não temos uma solução para esta situação que estamos a atravessar. Estamos a tentar fazer o melhor possível com o plantel que temos neste momento. Às vezes, no futebol, não alcançamos os resultados que esperamos. Mas isso não são problemas que não possam vir a ser resolvidos no futuro", atirou o técnico.
Recorde-se que Rafa Silva ainda tem mais um ano e meio de contrato com o Besiktas (termina em junho de 2027), para além de ter uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros. "Mentalmente exausto e sem foco", Rafa Silva tem tentado forçar a saída do clube turco, mas tem recebido resistência por parte do presidente, Serdar Adali: "Até posso ter de pagar 9 milhões de euros, mas tu não vais para lado nenhum", atirou o líder do Besiktas, de acordo com o 'Fanatik', num ultimato ao antigo jogador do Benfica, clube que está atento a toda esta situação.